Banner Portal
Relato de observações e convivências na sala de aula
PDF

Palavras-chave

Grupo. Democracia. Projeto.

Como Citar

VITA, Alessandra Vita de Araújo. Relato de observações e convivências na sala de aula. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, p. 96–102, 2009. DOI: 10.20396/etd.v7i0.964. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/964. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

No presente artigo narro minha inserção como pedagoga e professora substituta de 2ª série na Escola Padre Francisco Silva da Rede Municipal de Campinas, quando assumo a responsabilidade por um grupo de alunos com histórias de rótulos, estigmas e pré-conceitos. Algumas questões que me inquietavam: mudar a imagem negativa que o grupo tinha de si mesmo, melhorar as relações no grupo, estabelecer democraticamente alguns princípios dentro do grupo. Um dos caminhos delineados para possibilitar essas mudanças no grupo foram as atividades desenvolvidas a partir do projeto de Ciências que denominei “Nossa Horta”. O encontro com os colegas da escola nos momentos de reflexão conjunta foi um outro caminho que me possibilitou delinear outras estratégias. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.964
PDF

Referências

ANDALÓ, Carmem S. A. O papel de coordenador de grupos. Psicologia USP. São Paulo. v. 12, n. 1, 2001. Disponível em http://www.scielo.br. Acesso em: Novembro de 2004.

DE ROSSI, Vera Lúcia Sabongi. Desafio á escola pública: tomar em suas mãos seu próprio destino. Caderno CEDES, Campinas, v.21, n.55, Novembro de 2001. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: Novembro de 2004.

FRANTZ, Walter. “Educação e cooperação: práticas que se relacionam” In: Sociologias: Dossiê Ciência e Tecnologia. Porto Alegre. N. 6, jul / dez. 2001. Disponível em http://www.scielo.br. Acesso em: Novembro de 2004.

FREIRE, Madalena. (org.) Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992.

ZANELLA, A. V.; FILHO, K. P.; ABELLA, S.I. Relações sociais e poder em um contexto grupal: reflexões a partir de uma atividade específica. Estudos de psicologia. Natal. V. 8, n.1, jan / abril de 2003. Disponível em http://www.scielo.br. Acesso em: Novembro de 2004.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.