Banner Portal
Produção de multimídia e acessibilidade em cursos de aprendizagem a distância
PDF

Palavras-chave

Acessibilidade. Educação a distância. Produção de multimídia.

Como Citar

AMORIM, Joni; SILVA, Mariana da Rocha. Produção de multimídia e acessibilidade em cursos de aprendizagem a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 355–372, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/993. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Estudantes online que são surdos podem encontrar diferentes barreiras em cursos baseados na Web incluindo falta de imagens relacionadas ao conteúdo em páginas tomadas por texto. As diferentes barreiras podem diminuir a compreensão para pessoas cuja primeira língua seja a linguagem de sinais ao invés da linguagem escrita, um desafio para pesquisadores e professores interessados em desenvolver conteúdo multimídia. A combinação de texto, imagem, áudio e vídeo foi potencializada devido à convergência digital e passa a caracterizar os textos virtuais. O uso de multimídia agora permite diferentes efeitos na elaboração de significados. Nesta perspectiva de mudanças constantes, este artigo busca discutir alguns dos muitos desafios para o oferecimento de Cursos de Graduação em larga escala, apresentando algumas das características dos Cursos de Graduação em Letras-Libras. Também se discute a acessibilidade de conteúdo educacional digital multimídia no contexto de um projeto em andamento na UNICAMP. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.993
PDF

Referências

AMORIM, J. A. Acessibilidade e guias de orientação para apoio ao professor na utilização de conteúdos educacionais digitais multimídia. SEEDNET - Revista Eletrônica de Educação a Distância, Brasília, jan. 2008. Disponível em: http://www.seednet.mec.gov.br/artigos.php?codmateria=4519. Acesso em: 15 dez.2008.

AMORIM, J. A.; BELLOTTI, K. K.; SILVA, E. M. Distance, Flexible and ICT-based Education in Brazil. Learning Technology Newsletter, v. 8, n. 3, 2006. p. 18-19. ISSN 14380625.

AMORIM, J. A.; MISKULIN, R. G. S.; MISKULIN, M. S. Tecnologia e Gestão Estratégica das Iniciativas Municipais em Educação a Distância em Implantação no Contexto da UAB-MEC. In: X INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION - IEEE INTERTECH', 2008, Santos. Proceedings... Santos: INTERTECH, 2008.

BRASIL. Decreto no 5.296. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 dez. 2004, Presidência da República, Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em: 15 dez. 2008.

BRASIL. Decreto no 5.626. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 de dez. 2005, Presidência da República, Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em: 15 dez. 2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO. SECRETÁRIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA NFORMAÇÃO. DEPARTAMENTO DE GOVERNO ELETRÔNICO. Recomendações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdos do governo brasileiro na internet: eMAG, acessibilidade de Governo Eletrônico: modelo de acessibilidade. Documento de Referência, Versão 2.0, 14 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.governoeletronico.gov.br/governoeletronico/. Acesso em: 15 dez. 2008.

LEVY, C. ‘Ao abrigo da poesia’, Vogt defende autonomia. Jornal da UNICAMP, Campinas, 3 a 9 de setembro de 2007, Edição 370. Disponível em: http://www.unicamp.br/. Acesso em: 15 dez. 2008.

NORTH CAROLINA STATE UNIVERSITY – NCSU. Universal Design Principles. Version 2.0. Center for Universal Design, College of Design, North Carolina State University. 4 Jan. 97. Disponível em: http://www.design.ncsu.edu/. Acesso em: 15/12/2008.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Um guia de conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. [S.l.]: Project Management Institute, 2004. ISBN: 1930699743.

REVISTA NACIONAL DE REABILITAÇÃO. Entrevista. São Paulo, ano XI, n.61, mar./abr. 2008. Disponível em: http://www.revistareabilitacao.com.br/. Acesso em: 15 dez. 2008.

SECRETARIA ESTADUAL DE ESPORTE, LAZER E TURISMO – SEELT. Secretarias se unem para identificar o Turista Especial na REALTEC. SP Notícias, São Paulo, 23 abr.2008. Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/. Acesso em: 15 dez. 2008.

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM – W3C. Web Accessibility Initiative Home Page. 2008. Disponível em: http://www.w3.org/WAI/. Acesso em: 15 dez. 2008.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.