Resumo
O contexto do novo curso de Pedagogia, na modalidade a distância da UFRGS, mostra as mudanças e os desafios propostos às alunas que são ao mesmo tempo professoras em exercício no Ensino Fundamental. São essas transformações, previstas no projeto pedagógico do curso e apoiadas no uso intensivo das tecnologias digitais, que conduziram a avaliação realizada pelas alunas. Nessa avaliação, as alunas-professoras mostram a percepção do impacto positivo do curso nos âmbitos da sua vida pessoal e da sua vida como estudante e profissional. O que mostramos é a correlação dos pressupostos e práticas defendidos no projeto pedagógico do curso com as práticas pedagógicas e as mudanças de postura que pautam a ação e reflexão das professoras em formação.
Referências
BORDAS, M. C.; CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A. Formação de professores: pressupostos pedagógicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia/EAD. Informática na Educação: Teoria e Prática, São Paulo, v.8, n.1, p.143-167, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. “Doc. Norteador, Grupo Tarefa da Licenciatura, SESU/MEC”. ago.1999. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: jun. 2009.
CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A.; MENEZES, C. S. Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. In: NEVADO. R. A.; CARVALHO, M. J. S.; MENEZES, C. S. (Org.). Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.
CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A.; BORDAS, M. C. Guia do Professor. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância: anos iniciais do ensino fundamental, modalidade EAD- FACED. [S.l.]: [s.n], 2006.
COSTA, Í. E. T.; FAGUNDES, L. D. C.; NEVADO, R. A. Projeto TECLEC - Modelo de uma Nova Metodologia em EaD incorporando os Recursos da Telemática. Informática na Educação: Teoria e Prática, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 83-100, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1999.
ZIEDE, M. L. A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia - licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2008. 175 fl. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.