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O uso do filme na formação de professores
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Palavras-chave

Formação de professores. Filmes. Práticas pedagógicas.

Como Citar

VARANI, Adriana; CHALUH, Laura Noemi. O uso do filme na formação de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 1–23, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i1.1013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1013. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em nossas práticas educativas como professoras na formação inicial e continuada de professores e em nossos processos formativos, temos usado os filmes em sala de aula. Estas experiências nos levaram a refletir sobre a importância dos seus usos na formação de professores. As produções de Napolitano, Miranda, Almeida, Oliveira Jr., dentre outros, nos permitiram problematizar acerca do seu uso na escola. Trazemos para a discussão uma experiência de aula e a partir dela discutimos o uso do filme no trabalho pedagógico. Afirmamos a necessidade de valorizar o filme como um produto cultural na sala de aula, quando a partir da experiência referida foi possível explicitar as múltiplas leituras que o filme provoca. Resgatamos neste artigo a idéia da experiência estética e suas implicações no contexto da sala de aula e discutimos acerca da intencionalidade do uso do filme nesse mesmo contexto. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1013
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