Banner Portal
Trabalho e educação: um olhar sociológico
PDF

Palavras-chave

Educação e trabalho. Alfabetização de adultos. Reestruturação produtiva. Terceirização.

Como Citar

CAETANO, Edson. Trabalho e educação: um olhar sociológico. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 70–86, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i1.1016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1016. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre o binômio educação e trabalho, tendo como referência a estratégia de reestruturação do processo produtivo e os programas educacionais implementados no setor da construção. O processo de reestruturação produtiva no setor se inicia em 1983, onde as construtoras foram compelidas a promover alterações na organização do processo de trabalho. É dentro deste cenário que se inserem tanto a estratégia da terceirização, como a alfabetização/qualificação profissional. Portanto, nosso foco de análise incidiu sobre estes dois tipos distintos de iniciativas, que correspondem a dois momentos diferentes na história recente da empresa pesquisada. Para tanto procuramos compreender as mudanças e as implicações nas condições de trabalho, na organização e no conteúdo do trabalho decorrentes da adoção da terceirização. Esta análise se ocupou também dos projetos de alfabetização mantidos nos canteiros de obras, através do confronto entre a visão expressa pelo setor administrativo da construtora pesquisada e pelos trabalhadores acerca do significado, da importância e do papel atribuído à educação. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1016
PDF

Referências

ABREU, A. R.. P.; SORJ, B. Subcontratação e trabalho a domicílio: a influência de gênero. In: MARTINS, H. S.; RAMALHO, J. R. Terceirização: diversidade e negociação no mundo do trabalho. São Paulo, Hucitec: CEDI/NETS, 1994.

AMADEO, E.; PERO, V. O mercado de trabalho da construção civil e a melhoria da qualidade do emprego. In: DIPES/IPEA. Perspectiva da Economia Brasileira. Rio de Janeiro, 1998.

ARBIX, G. Os descaminhos do governo e a precarização das relações de trabalho. In: CARLEIAL, L. M. F.; VALLE, R. Reestruturação produtiva e mercado de trabalho no Brasil. São Paulo: HUCITEC-ABET, 1997.

BARONE, R. E.; LETELIER, M. E. "Canteiro escola"; uma resposta da indústria da construção no contexto produtivo atual. Educação & Sociedade, Campinas, n.52, p. 446-473, dez. 1995.

BRESCIANI, L. P. Os desejos e o limite: reestruturação industrial e ação sindical no complexo automotivo brasileiro. In: LEITE, M. P. (Org.). O trabalho em movimento: reestruturação produtiva e sindicatos no Brasil. São Paulo: Papirus, 1997.

CARLEIAL, L. M. F. Reestruturação industrial, relação entre firmas e mercado de trabalho; as evidências na indústria eletroeletrônica na região metropolitana de Curitiba. In: CARLEIAL, L. M. F.; VALLE, R. (Orgs.). Reestruturação produtiva e mercado de trabalho no Brasil. São Paulo: HUCITEC-ABET, 1997.

CARNOY, M.; LEVIN, H. M. Escola e trabalho no estado capitalista. São Paulo, Cortez, 1993.

CASTEL. R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.

ENGUITA, M. F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1999.

GENTILI, P. Educar para o desemprego; a desintegração da promessa integradora. In: FRIGOTTO, G. (Org.), Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1999.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens d mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

HOLLANDA, F. B.; KEATING, L. A. V. A bordo do Rui Barbosa. São Paulo: Palavra e Imagem, 1981.

MARONI, A. A estratégia da recusa. São Paulo: Brasiliense, 1982.

MARTINS, H. H. T. S. Os dilemas do movimento sindical em face da terceirização. In: MARTINS, H. H. T. S. ; RAMALHO, J. R. (Orgs.). Terceirização: diversidade e negociação no mundo do trabalho. São Paulo, Hucitec: CEDI/NETS, 1994.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Difel, Livro 1, Volume 1, 1982.

MATTOSO, J. E. L. A desordem do trabalho. São Paulo, Scritta, 1996.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.