Resumo
Neste artigo discutirei as relações entre o ambiente escolar democrático e sua influência no desenvolvimento da cooperação e do juízo moral infantil. Para isso apresentarei os resultados de experiências educacionais e de investigações que venho conduzindo nos últimos 7 anos apontando que crianças que desenvolvem a capacidade de cooperação com seus pares e vivenciam ambientes escolares democráticos tendem a desenvolver um juízo moral mais autônomo.
Referências
ARAÚJO, U. F. Um estudo da relação entre o ambiente cooperativo e o julgamento moral na criança. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.
ARAÚJO, U. F. O ambiente escolar cooperativo e o desenvolvimento do juízo moral infantil. In: Macedo, L. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996
ARAÚJO, U. F. O déficit cognitivo e a realidade brasileira. In: Aquino,J. (Org). Diferenças e Preconceito na escola. São Paulo: Summus Editorial, 1998
PIAGET, J. Ecrits Sociologiques. In: Études Sociologiques, 2 ed. Geneve: Droz, 1978.
PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1965.
PIAGET, J. El criterio moral del niño. Barcelona: [s.n.], 1932
PIAGET, J. Para onde vai a educação. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1948.
PIAGET, J. Los procedimientos de la educacion moral. In: La nueva educacion moral. Buenos Aires: Losada, 1967.
PIAGET, J. ; HELLER, J. La autonomia em la escuela. Buenos Aires: Editorial Losada, 1944.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.