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Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais
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Palavras-chave

Mapas conceituais. Aprendizagem. Tecnologia de informação e comunicação. Didática.

Como Citar

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; SILVA, Marcos Antônio da. Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 72–89, 2010. DOI: 10.20396/etd.v8i1.1109. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1109. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo trata da importância dos mapas conceituais como estratégia didática, nas aprendizagens realizadas em ambientes virtuais. Conceitua a interação, suas peculiaridades e desafios, buscando alguns conceitos em Piaget, Vygotsky, Primo e Cassol. Na analogia que criamos – turmas e orquestras, didática e partituras musicais – a interação garante a harmonia do conjunto, a produtividade e a significância da aprendizagem, coletivamente construída. O processo de ensino, que tem como peculiaridade a intencionalidade, faz com que surjam procedimentos didáticos. Este processo gera um corpo de conhecimentos sobre o ensino: a Didática. Os processos de ensino e aprendizagem realizados a distância demandam a criação de uma didática específica. Apontamos os mapas conceituais, criados por Novak e fundamentados na teoria de Ausubel, como uma excelente opção metodológica. Eles são uma ferramenta gráfica utilizada para representação da estrutura conceitual de um determinado conhecimento. Formam uma estrutura que vai dos conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para ordenar e seqüenciar hierarquizadamente os conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados ao aluno. Tornam mais significativa e prazerosa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações do conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1109
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