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Auto-estima: gênese e constituição de um atributo construído socialmente
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Palavras-chave

Psicologia sócio-histórica. Autoestima. Fracasso escolar. Consciência.

Como Citar

FRANCO, Adriana de Fátima; DAVIS, Claudia. Auto-estima: gênese e constituição de um atributo construído socialmente. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 99–118, 2010. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1168. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1168. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo analisa, nos marcos da perspectiva sócio-histórica, os elementos constitutivos da construção social da autoestima no processo ensino-aprendizagem de alunos que viveram histórias de fracasso na escola. Nortearam a sua construção os seguintes pontos: as relações entre autoestima e aprendizagem nas últimas três décadas e o desenvolvimento do psiquismo humano. Analisou-se, por meio do relato da história de vida, o processo de construção da autoestima de dois jovens que frequentaram classes de aceleração, identificando, pela mediação das abstrações teóricas advindas da Psicologia Sócio-Histórica, a maneira como a realidade vivida foi significada e valorada. Pela análise biográfica verificou-se que a autoestima está atrelada a um contexto amplo e que, enquanto as condições concretas de vida não forem modificadas, alterações na consciência e, portanto, na forma de avaliar não devem ser esperadas. Assim sendo, a autoestima, como todo fenômeno humano, é produzida nas condições concretas de existência, e a escola deve estar efetivamente comprometida com a humanização de seus alunos.

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1168
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