Banner Portal
Mediação cultural, informação e ensino
PDF

Palavras-chave

Mediação. Informação. Cultura. Educação. Arte.

Como Citar

CRIPPA, Giulia; ALMEIDA, Marco Antonio de. Mediação cultural, informação e ensino. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 189–206, 2011. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1173. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1173. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O trabalho examina algumas das implicações teóricas e práticas do conceito de mediação cultural e da informação. A partir da descrição e da análise de um evento realizado em 2007 - uma exposição artística, cultural e científica -, são observados potencialidades e desafios das atividades de mediação cultural, com ênfase em seus aspectos formativos e educacionais.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1173
PDF

Referências

A ARTE da Ex-Posição __ ensaio material para um improvável e impossível museu da Filô. [Catálogo]. Ribeirão Preto: FFCLRP-USP, 2007. Disponível em: http://sites.ffclrp.usp.br/cid/. Acesso em: 09 maio 2008.

ALMEIDA, M. A. Mediação cultural e da informação: considerações socioculturais e políticas em torno do conceito. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: ANCIB. PPGCI-UFBA, 2007.

BELLONI, M. L. Mídia-educação ou comunicação educacional?: campo novo de teoria e de prática. In: BELLONI, M. L. (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo, SP: Loyola, 2002. p. 27-46.

BECKER, H. S. Falando da sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2009.

BECKER, H. S. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1977.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987. (v. 1).

BOURDIEU, P. O mercado de bens simbólicos. In: BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo, SP: Perspectiva, 1982.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo, SP: EDUSP, 1997.

CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 2005.

CASTRO, A. L. S. Mito, tempo e memória: a dimensão do sagrado e a temporalidade museológica. In: PINHEIRO, L. V. R.. GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. (Org.). Interdiscursos da ciência da informação: arte, museu e imagem. Rio de Janeiro, RJ. Brasília: IBICT. DEP. DDI, 2000. p. 77-90.

CERTEAU, M. L’invention du quotidien I: arts de faire. Paris: Éditions Gallimard, 1990.

CRIPPA, G. A máquina protagonista: ensaio histórico sobre tecnologia e pensamento nas coleções barrocas. In: HOFFMAN, W. A. M.. FURNIVAL, A. C. (Org.). Ciência, tecnologia e sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.

DAVALLON, J. La médiation: la communication en procès? MEI: Médias et Information (Médiations & Médiateurs), n.19, p. 37-59, 2003.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. São Paulo, SP: Contraponto, 1997.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2002.

HOBSBAWM. E. J.. RANGER, T. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1997.

JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo, SP: Ática, 1996.

MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan.-abr. 2001.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 1997.

POMIAN, K. Coleção. In: ROMANO, R. (Org.). Enciclopédia Einaudi (Memória-História). Porto: Imprensa Nacional. Casa da Moeda, 1984. p. 51-86. (v.1).

RAIMONDI, E. Il colore eloquente: letteratura e arte barocca. Bologna: Il Mulino, 1995.

RAIMONDI, E. Scienza e letteratura. Torino: P.B.E., 1978.

SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2007.

WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1992.

WOLTON, D. Internet, e depois?: uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.