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Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
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Palavras-chave

Aprendizagem colaborativa. Web 2.0. Produção de conteúdos interativos. Modelos. Tecnologias de informação e comunicação. Educação.

Como Citar

TORRES, Tércia Zavaglia; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 49–72, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.1203. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1203
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