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Uma análise da produção audiovisual colaborativa: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
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Palavras-chave

Produção audiovisual colaborativa. Web 2.0. Tecnologias na educação. Ensino fundamental.

Como Citar

GARBIN, Monica Cristina. Uma análise da produção audiovisual colaborativa: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 227–251, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.1211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1211. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar de que forma se deu a colaboração entre os alunos e os professores para a construção de um vídeo educativo, em uma escola de ensino fundamental localizada em Campinas. Organizamos nosso trabalho em três etapas, sendo que a primeira correspondente a criação dos materiais a serem usados na pesquisa de campo; a segunda, diz respeito ao trabalho de campo, com observações e entrevistas dos sujeitos, e a terceira relaciona-se a criação de parâmetros para análise dos dados e a análise propriamente dita. Além disso, a pesquisa na escola, realizada entre os anos de 2009 e 2010, foi dividida em duas fases, sendo que na primeira trabalhamos com estudantes e professores do ensino médio e na segunda do ensino fundamental ciclo II. Durante a análise dos dados utilizamos nossa pesquisa bibliográfica para ajudar na identificação dos processos encontrados em nosso material coletado, caracterizando-os como colaborativos ou não. Ao final da pesquisa notamos que o processo de colaboração entre alunos e professores requer uma mudança de postura dos mesmos.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1211
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