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O TelEduc na Amazônia: a experiência a Universidade Federal de Rondônia
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Palavras-chave

Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. TelEduc. Amazônia. UNIR.

Como Citar

BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo; RIBEIRO, Marcello Batista. O TelEduc na Amazônia: a experiência a Universidade Federal de Rondônia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 315–335, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.1215. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1215. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da Universidade Federal de Rondônia – UNIR com o ambiente AVA TelEduc, destacando sua história, bem como a aceitação por alunos e professores das mais variadas disciplinas e cursos desta IFES, além de analisar questões de ordem mais técnica que a Plataforma TelEduc nos apresentou durante os anos em que o ambiente foi adotado como recurso didático-tecnológico nas atividades docentes desde a sala de aula universitária. Nossa experiência com este ambiente data de 2004 e, devido a problemas técnicos, somente volta a funcionar em nossa universidade em 2008, agora como parte de um projeto do Laboratório Didático-Pedagógico Multimídia – Labmídia. Em 2009/2010 o destaque foi a mudança de versão da 3.3.8 para 4.2.1 e adesão dos cursos do PARFOR. Alguns aspectos foram tomados como considerações desta experiência com o TelEduc: boa aceitação do ambiente como recurso tecnológico ao ensino presencial; mostrou-se um ambiente de fácil utilização e robusto; têm ferramentas de aprendizagem interativa que proporcionam aos alunos uma aprendizagem prazerosa; a ferramenta bate-papo pode ser melhorada quanto a inserção de recursos de áudio; o código fonte do TelEduc deve ser reescrito para substituir tags em desuso. Entretanto, o nosso maior desafio continua sendo vencer as dificuldades próprias de viver e trabalhar numa região como a Amazônia, distante de quase tudo, mas, ao mesmo tempo, grandiosa em suas possibilidades, e a adoção de ferramentas da Educação a Distância é estratégica para o desenvolvimento sustentável da região.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1215
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