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A educação na era da TV digital: interfaces e conexões
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Palavras-chave

Educação. TV digital. Redes colaborativas.

Como Citar

FERREIRA, Simone de Lucena. A educação na era da TV digital: interfaces e conexões. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 343–364, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.1217. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1217. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

No final da década de 1980 alguns países da Europa bem como o Japão e os Estados Unidos iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de modelos de TV digital. No Brasil, somente em 2003 após publicação do Decreto 4.901, começou o desenvolvimento de pesquisas visando a construção do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) que dentre outros objetivos deveria promover a inclusão social e a formação de uma rede de educação a distância. A TV digital é considera por alguns autores como uma nova mídia, pois ela traz características do computador e da televisão. Desta forma esta nova mídia pode facultar novas formas de comunicação, de produção de conteúdos e de interatividade, o que para a área da educação são aspectos de fundamental importância, uma vez que até o momento com a televisão analógica não há possibilidades de construção de conteúdos colaborativos tanto pelo fator tecnológico quanto principalmente pelo fator político centralizador das produções disponíveis hoje. Nesse texto analisamos alguns aspectos da implantação da TV digital em Portugal e no Brasil bem como as possibilidades de utilização do Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula (SAPSA) desenvolvido pela Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Como resultado deste trabalho, constatamos a potencialidade da TV digital na formação de redes de colaboração necessárias para o desenvolvimento da educação. Neste sentido, percebemos que cabe igualmente aos responsáveis pelos sistemas de educação e a nós educadores evidenciarmos que queremos uma TV digital que possibilite a construção de redes colaborativas capazes de potencializar a interconexão entre educação, culturas e conhecimentos.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1217
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Referências

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