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A educação a distância no contexto brasileiro e o modelo de produção de materiais didáticos: desafios a ação educativa
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Palavras-chave

Educação a distância (EAD). Modelo de produção. Equipe de produção. Materiais didáticos. Ação educativa.

Como Citar

CUNHA, Claudia Silveira da; REIS, Alcenir. A educação a distância no contexto brasileiro e o modelo de produção de materiais didáticos: desafios a ação educativa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 455–473, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i3.1266. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1266. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/MG, Brasil, cujo objetivo foi de analisar a importância e a contribuição de um modelo de produção de materiais didáticos para as equipes de produção, para Educação a Distância (EAD), de forma a demonstrar sua relevância e efetividade em termos da produção de material didático-pedagógico. Para fazê-lo buscou-se fundamentar-se nas discussões teóricas dos modelos de EAD e na formação das equipes de produção, em termos de papéis e funções. A partir destes referenciais buscou-se apreender os mecanismos de produção de materiais didáticos no âmbito das equipes de produção, identificando os elementos intervenientes e limitadores na construção de material didático e em termos da relação ensino-aprendizagem. Com base nas lacunas detectadas e nas reflexões realizadas tornou-se possível consolidar e propor um modelo de produção de materiais didáticos para a modalidade a distância. Efetivou-se ainda o mapeamento da situação acadêmica da EAD no Brasil, a fim de verificar sua presença no contexto nacional bem como identificar as necessidades e as possíveis aplicabilidades do modelo.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1266
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