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O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica
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Palavras-chave

Educação. Ensino e aprendizagem. Mediação. Softwares educacionais.

Como Citar

PREBIANCA, Gicele Vergine Vieira; JUNIOR, Vital Pereira dos Santos; MOMM, Christiane Fabíola; SILVA, Leonardo Furtado da; NEHRING, Hannelore. O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 474–494, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i3.1267. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1267. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O avanço tecnológico e a possibilidade de acesso a internet, bem como, o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial têm proporcionado aos profissionais da educação uma nova visão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Parece vital que no mundo tecnológico atual, a educação se preocupe em utilizar recursos que possam dar conta da demanda crescente de alunos em busca de um ensino mais dinâmico e significativo. Desta forma, o presente artigo, baseado nas contribuições da psicologia cognitiva, em especial das teorias estruturalista (Jean Piaget) e da modificabilidade cognitiva estrutural (Reuven Feuerstein), defende a ideia de que o uso de softwares educacionais, equipados com técnicas de inteligência artificial, podem proporcionar aos aprendizes experiências de aprendizagem mediada, levando os alunos a modificar sua estrutura cognitiva e, assim, aprender. Além disso, este artigo também pretende demonstrar a viabilidade do uso de softwares educacionais como ferramentas de inclusão digital e os impactos da utilização de recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1267
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