Banner Portal
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
PDF

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital.

Como Citar

CAIADO, Roberta Varginha Ramos; MORAIS, Artur Gomes. Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 578–594, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i3.1274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo pedagógico que envolvia as práticas das professoras de Língua Portuguesa (doravante LP), especificamente, como elas utilizavam as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante TDIC) no ensino-aprendizagem de LP, nos anos finais do ensino fundamental. Realizamos um estudo qualitativo no qual observamos as aulas de três professoras de LP pertencentes a redes de ensino diferentes: federal, estadual e privada. Estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979), que emergiram da observação da práxis das professoras. Em seu marco teórico, a presente pesquisa se inscreve nos estudos sobre transposição didática (CHEVALLARD, 1991), transposição informática (BALACHEFF, 1991, 1994), multiletramentos e letramento digital (LEMKE, 1998; ROJO, 2012; GOMES, 2010), assumindo como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. Constatamos que as três professoras possuíam práticas diferenciadas no que concerne ao uso das TDIC. Os resultados sinalizaram para a falta ou carência na formação de algumas professoras para a utilização da tecnologia digital enquanto meio de aprendizagem e revelaram a sua utilização enquanto fator motivacional na maior parte das aulas de LP.Acreditamos que há necessidadede a instituição escolar modificar seus currículos de LP e assumir, em seu projeto político pedagógico, as TDIC enquanto elementos estruturantes de novos processos educativos.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1274
PDF

Referências

BALACHEFF, Nicolas. Benefits and limits of social interaction: the case of teaching mathematical proof. In: BISHOP, Alan; MELLIN-OLSEN, Stieg; DORMOLEN, Van. (Ed.). Mathematical knowledge: its growth through teaching. Dordrecht: Kluwer Academic Publisher, 1991. p. 175-192.

BALACHEFF, Nicolas. La transposition informatique. Note sur um nouveau problème pour La didactique. In: ARTIGUE, Michèle et al. (Ed.). Vingt ans de didactique des mathématiques en France. Recherches em Didactique dés Mathématiques, v. especial. La Pensée Sauvage Editions, 1994. p. 364-370.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BONILLA, Maria Helena. Escola Aprendente: comunidade em fluxo. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org.). Cibercultura e Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009

BURBULES, Nicholas; CALLISTER, Thomas. A. Jr. Hypertext: knowledge at the crossroads. In: BURBULES, Nicholas; CALLISTER, Thomas. Watch it: the risks and promises of information technologies for education. Oxford: Westview Press, 2000.

CHEVALLARD, Yves. La Transpositión didáctica: del saber sábio ao saber enseñado. Buenos Aires. Aique Grupo Editor, 1991.

CONRAUX, Lionel. Une étude de la transposition informatique à l’oeuvre dans l’interface des logiciels éducatifs. Les cahiers Théodile, v.l, n. 1, p. 141-157, Nov. 2000. Disponível em: http://theodile.recherche.univ-lille3.fr/spip.php ?rubrique2. Acesso em: 13 jul. 2010.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GOMES, Luiz Fernando. Hipertextos multimodais: leitura e escrita na era digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2010.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Changing the role of schools. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Org.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2000.

LEMKE, Jay. Metamedia literacy: transforming meanings and media. In: REINKING, David et al. (Org.). Handbook of literacy and technology: transformations in a post-typographic world. Hillsdale: Erlbaum, 1998, p. 283-301.

MARTINAND, Jean Louis. Connaître et transformer la matière: des objectives pour I’initiation aux sciences et techniques. Berne: Editions Peter Lang, 1986.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.