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Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
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Palavras-chave

Estudantes de mestrado. Sentidos. Formação. Trabalho.

Como Citar

FIGUERA GAZO, Pilar; RAITZ, Tânia Regina; LLANES ORDÓÑEZ, Juan. Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 612–613, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i3.1276. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este texto analisa os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes dos mestrados na área da Educação – Brasil e Espanha. Esta representação está atualmente marcada por instabilidades que se configuram como turbulência, flexibilidade e impermanência nas trajetórias estudantis e laborais, isto não quer dizer que o trabalho não seja uma esfera importante na vida dos indivíduos, mas ganha novas dimensões. É visível a própria diversidade que caracteriza o mercado de trabalho atualmente no Brasil e Espanha, diferenciando situações vividas por jovens e adultos. A metodologia da investigação é qualitativa e a estratégia de coleta de informações é o grupo focal. Divide-se em duas fases, a primeira individual e a segunda discussão mista. Os resultados demostram que os sentidos do trabalho atribuídos pelos estudantes aparecem de forma ambivalente, oscilando entre seus projetos de futuro e a insegurança, frente à distinta realidade de ambos os países.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1276
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