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Bentham e a educação: um projeto social
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Palavras-chave

Educação. Bentham. Chrestomathia.

Como Citar

MARQUES, Sílvio César Moral. Bentham e a educação: um projeto social. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 1–15, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i1.1291. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1291. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

No século XIX, a teoria utilitarista pretendia a reforma social através da adoção do princípio da “maior felicidade para o maior número de pessoas” (princípio da utilidade), como foi proposto por Jeremy Bentham; este autor também preconizou a educação como um dos meios para atingir estas mudanças sociais. Neste artigo busca-se reconstruir alguns pressupostos centrais da teoria benthamita expressos em alguns textos, a saber, A fragment on the government, Introduction to the principles of morals and legislation e do Panopticon, os quais culminam no projeto educacional sinalizado na obra Chrestomathia, analisando-se o que se refere aos seus objetivos pedagógicos. A metodologia utilizada consiste na revisão biblio-historiográfica. Os resultados e conclusões indicam que o projeto educacional de Bentham ainda não foi suficientemente analisado por autores posteriores, apesar de sua influência.
https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1291
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Referências

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