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O mestrado profissional no âmbito das políticas públicas na educação: reflexões sobre a produção do conhecimento científico
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Palavras-chave

Mestrado profissional. Conhecimento científico.

Como Citar

GIACOMAZZO, Graziela Fatima; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro. O mestrado profissional no âmbito das políticas públicas na educação: reflexões sobre a produção do conhecimento científico. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 475–493, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1310. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1310. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aborda o ensino stricto sensu, especificamente o Mestrado Profissional (MP). Apresenta-se essa área de ensino a partir do seu contexto histórico, no âmbito dos estudos e análises que se ocupam em configurar o lugar dessa formação no ensino da Pós-Graduação no Brasil. Para tanto, consideram-se os acontecimentos que marcaram a sua criação e inserção no Brasil, identificando as políticas públicas na educação que contribuíram para a efetivação de sua legislação e abrangência. No intuito de posicionar o MP no ensino stricto sensu analisam-se as avaliações realizadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), as quais indicam certo crescimento dos MP na Pós-Graduação, no Brasil, colocando esse nível de ensino em foco no cenário educacional.  Posteriormente apresenta-se uma análise com base nas reflexões da(s) Ciência(s) no contexto ‘Pós’, especificamente a Ciência Modo 2 e nos quesitos/critérios orientados para o Mestrado Profissional.
https://doi.org/10.20396/etd.v16i3.1310
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