Resumo
Esse artigo apresenta de maneira sucinta, alguns pontos polêmicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, com o objetivo de repensar o currículo através do dialogo e da reflexão da prática no cotidiano de cada escola no seu contexto.
Referências
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.o 8.069/90, de 13 de julho de 1990. São Paulo: CBIA-SP, 1991.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.o 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil. Documento introdutório. Versão preliminar. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Desenvolvimento e Avaliação Educacional. Origens e justificativas da proposta dos PCN : a situação do ensino fundamental no Brasil. [Brasília, DF] : [s.n.], [s.d.]. p.9-17.
DIRETORIA DA ANPEd. Parecer da ANPEd sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.2, p.85-92, maio/ago. 1996.
MACHADO, Lourdes M., SILVA, Carmem S.B. (Org.). Nova LDB : trajetória para a cidadania? São Paulo : Arte & Ciência, 1998.
PALHARES, Marina Silveira, FARIA, Ana L. Goulart. (Org.). Educação Infantil Pós-LDB : Rumos e Desafios. Florianópolis, SC: UFSC, 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 62)
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.