Banner Portal
Nascente do Córrego Suçuapara – um espaço para a educação escolar
PDF

Palavras-chave

Paradigma eco-sistêmico. Espaço ecopedagógico. Construção do conhecimento.

Como Citar

CARMO, Débora Freitas do; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra; LAMADRID, José Ramon Marón; FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho. Nascente do Córrego Suçuapara – um espaço para a educação escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 90–110, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.647. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/647. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Diante do paradigma eco-sistêmico em que a construção do conhecimento deve partir do cotidiano de cada pessoa em sociedade, a escola deve romper as barreiras dos muros e estabelecer uma relação efetiva com o cotidiano do seu espaço (Santos). Neste artigo propomos o uso pedagógico da área da nascente do Córrego Suçuapara, no centro da cidade de Palmas, com vistas a fomentar um novo projeto pedagógico para as escolas, ao mesmo tempo em que permita a recuperação e conservação deste recorte da paisagem natural. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.647
PDF

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Citação: NBR-10520/ago - 2002. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referência: NBR-6023/ago - 2002. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

BELLO, J. L. P. História da Educação Brasileira. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/. Acesso em: 29 abr. 2006.

BEZERRA, C. P. Estudo da precipitação no município de Palmas -TO no período compreendido entre os anos de 1994 e 2004. In: CONGRESSO CIENTÍFICO DA UFT, 1.; SEMINÁRIO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFT, 1., 2005, Palmas. [Anais...] Palmas: UFT, 2005

BOFF, L. Ecologia, mundialização, espiritualidade: a emergência de um novo paradigma. 2. ed. São Paulo: Ática, 1996.

COSTA, F. N. Caracterização de áreas degradadas na área verde Sussuapara no plano diretor de Palmas – TO e elaboração de programa de recuperação. 2003. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2003.

DAMASCENO, N. F. Plano de monitoramento ambiental para a área verde do Sussuapara, Palmas – TO. 2003. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2003.

DOWBOR, L. Educação e desenvolvimento local. Disponível em: http://dowbor.org. Acesso em 20 maio 2006.

FREIRE, P. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

GADOTTI, M. Educação brasileira contemporânea: desafios do ensino básico. Disponível em: www.paulofreire.org. Acesso em: 22 maio 2006.

GADOTTI, M. Pedagogia da terra. 4. ed. São Paulo: Petrópolis, 2000.

GHIRALDELLI JUNIOR, P. História da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

IBGE, Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 28 abr. 2006.

MAGALHÃES, H. G. D. Os princípios da Ecopedagogia. Revista Querubim, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, ano 1, p. 77-91, 2005.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 11. ed. Campinas: Papyrus, 1997.

MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico. Petrópolis: Vozes, 2004.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 16. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

SANTOS, G. C. Referências Padrão ABNT. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2005. Disponível em http://www.bibli.fae.unicamp.br/suporte.html. Acesso em: 20 maio 2007.

SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.