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Ensino, psicologia, saúde: uma tríade constituída de práticas, questões e possibilidades
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Palavras-chave

Psicologia. Ensino. Saúde.

Como Citar

BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Ensino, psicologia, saúde: uma tríade constituída de práticas, questões e possibilidades. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 249–257, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.659. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/659. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este texto tem como objetivo desencadear discussões, análises e proposições no âmbito do Ensino da Psicologia na área da saúde. Parte de um problematização do ensino em saúde no momento contemporâneo das políticas públicas de educação e saúde no Brasil, situando como um desafio no processo de transformação dos cursos superiores na área da saúde a incorporação da concepção ampliada de saúde e a ênfase na integralidade e no cuidado no processo de formação profissional, bem como a aprendizagem para o trabalho em equipe multiprofissional e a discussão sobre os condicionantes trazidos pelos planos e projetos educacionais e assistenciais. Neste contexto, interroga para quê e para quem um Ensino de Psicologia que possa articular o cuidado, a integralidade, o controle social, a humanização e a ética, sem secundarizar as abordagens e enfoques psicológicos. Os sentidos e os sujeitos do ensino da Psicologia em saúde estão sendo decifrados e recriados, exigindo uma análise cuidadosa dos contornos político-sociais e dos projetos éticos que queremos estabelecer nas propostas de formação profissional em saúde. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.659
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