Banner Portal
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
PDF

Palavras-chave

Ensino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas.

Como Citar

LAROCCA, Priscila. O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 295–306, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo analisamos o ensino de Psicologia nos cursos de licenciaturas, procedendo a uma retomada de estudos e pesquisas de cerca de três décadas de história. A partir desta retrospectiva indagamos sobre o que aprendemos até aqui, quais problemas persistem em nosso cenário, exigindo de nós novas perguntas e ações. Consideramos o contexto de reformas curriculares, empreendidas recentemente nos cursos de licenciatura, e dados de pesquisa que indicam a persistência de muitos dos problemas antigos. Discutimos a idéia de que a persistência desses problemas está diretamente implicada com a manutenção da metáfora de fundamento na Psicologia da Educação, posicionando-se pela necessidade de modificação de seu status para o de uma disciplina teórico-prática. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.663
PDF

Referências

ALMEIDA, P. C. A. Discutindo a relação professor-licenciado e aluno-adolescente à luz da formação em psicologia. In: AZZI, R. G.; BATISTA, S. H. S. S.; SADALLA, A. M. F. A. Formação de professores: discutindo o ensino de psicologia. Campinas: Alínea, 2000, p.97-118.

ALMEIDA, P. C. A. Os saberes necessários à docência no contexto das reformas para a formação de professores: o caso da psicologia da educação. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

AZZI, R. G.; BATISTA, S. H. S. S. Ensinando psicologia na licenciatura: experiências, opções e aprendizagens. In: AZZI, R. G; BATISTA, S. H. S. S.; SADALLA, A. M. F. A. Formação de professores: discutindo o ensino de psicologia. Campinas: Alínea, 2000, p. 149-162.

AZZI, R. G; BATISTA, S. H. S. S.; PEREIRA, M. A . L. Ensino de psicologia na licenciatura: estratégias de ensino como facilitadoras da articulação entre realidade da escola e conteúdo teórico. In: AZZI, R. G; BATISTA, S. H. S. S.; SADALLA, A. M. F. A. Formação de professores: discutindo o ensino de psicologia. Campinas: Alínea, 2000, p. 163-180.

BZUNECK, J. A. A psicologia educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas. Psicologia escolar e educacional. ABRAPEE, Campinas, v.3, n.1, p.41-52, 1999.

CAPARROZ, A. A. A psicologia da educação e os cursos de licenciatura nas faculdades particulares do município de São Paulo. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

FINI, L. D. T. A situacionalidade da psicologia educacional: adolescência nos cursos de licenciatura da Unicamp. 1987. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

GATTI, B. A. A estrutura das licenciaturas: problemas antigos, alternativas e papel da psicologia da educação. Psicologia da Educação. São Paulo, n.1, p.9-29.

GUERRA, C. T. Conhecimento psicológico e formação de professores. In: AZZI, R. G; BATISTA, S. H. S. S.; SADALLA, A. M. F. A. Formação de professores: discutindo o ensino de psicologia. Campinas: Alínea, 2000, p. 69-96.

IÓRIS, S. M. As contribuições da Psicologia da educação na formação de professores do estado do Paraná. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

LAROCCA, P. Conhecimento psicológico e séries iniciais: diretrizes para a formação de professores. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

LAROCCA, P. A psicologia na formação docente. Campinas: SP: Alínea, 1999.

LAROCCA, P. O ensino de psicologia da educação sob o olhar de licenciandos e licenciados. In: AZZI, R. G; BATISTA, S. H. S. S.; SADALLA, A. M. F. A. Formação de professores: discutindo o ensino de psicologia. Campinas: Alínea, 2000, p. 119-145.

LAROCCA, P. Problematizando os contínuos desafios da psicologia na formação docente. In: AZZI, R. G. e SADALLA, A. M. F. de A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 31-45.

LAROCCA, P. e ALTHAUS, M. T. M. Psicologia da educação, didática e profissionalização docente: uma avaliação por licenciados e licenciandos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 1999. Relatório Final de Pesquisa. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, Paraná.

MERCURI, E.; BATISTA, S. H.; SOARES, C. A ótica dos egressos sobre o ensino de psicologia em cursos de licenciatura da Unicamp. REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 1999, Campinas, [Anais...] Campinas, 1999.

MONTENEGRO, M. E. A psicologia educacional nas licenciaturas no estado de Goiás. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MORIN, E. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Trad: Edgard de Assis Carvalho. Natal: EDUFRN, 2000.

OLIVEIRA, D. T. L. A formação do professor de psicologia: estudo de uma licencitura em psicologia. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

OLIVEIRA, G. A. P.; AZZI, R. G. Professor-pesquisador e Psicologia: problematizando relações. In: AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p 213-228.

PEREIRA, M. A. A busca de caminhos que integram teoria e prática na formação inicial: o caso de uma disciplina de psicologia. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

PEREIRA, M. L. A.; ALMEIDA, P. C. A.; AZZI, R. G. A dimensão teórico-prática da psicologia educacional na formação de professores: a metodologia da problematização como desencadeadora da articulação entre teoria e prática. In: AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 185-212.

SADALLA, A. M. F.; BACCHIEGGA, F.; PINA, T. A.; WISNIVESKI, M. Psicologia, Licenciatura e saberes docentes: identidade, trajetória e contribuições. In: AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 47-92.

SADALLA, A. M. F.; CARVALHO, L. C. Psicologia e parâmetros curriculares nacionais: contribuições para formação de professores? In: AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 161-184.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.