Banner Portal
(Re)construindo imagens do eu-professor pelos caminhos da memória – educação continuada e as novas tecnologias
PDF

Palavras-chave

Formação continuada de professores. Novas tecnologias. Memória. Professores do ensino fundamental.

Como Citar

NEVES, Vilma Fernandes; RADINO, Glória. (Re)construindo imagens do eu-professor pelos caminhos da memória – educação continuada e as novas tecnologias. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 113–128, 2008. DOI: 10.20396/etd.v5i2.765. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/765. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Apresentamos resultados obtidos com a pesquisa desenvolvida junto ao PEC – Formação Universitária, programa de parceria entre a Secretaria do Estado de Educação, UNESP, USP e PUC/SP, com o objetivo de promover a formação superior do professor efetivo das séries inicias do Ensino Fundamental. Seguimos a Metodologia da Pesquisa Qualitativa, modalidade estudo de caso. A problemática investigada centrou-se nos significados construídos a partir das reflexões acerca das atuações em sala de aula, como professoras-orientadoras das monografias, dos Estágios Supervisionados e da Prática de Ensino, como avaliadoras das suas produções e provas ou como assistentes no espaço de aprendizagem Learning Space. Nossos objetivos foram: verificar a inserção e o desenvolvimento do professor-aluno no PEC, mais especificamente nas Oficinas Culturais onde elaboravam os trabalhos de Memória; identificar o papel e a contribuição destas atividades para seu crescimento pessoal e profissional; perceber os significados construídos a partir de suas experiências junto ao aparato tecnológico do programa, enquanto possibilidade de inclusão no universo digital e, por ele, de inclusão social. As perguntas norteadoras da pesquisa envolveram as seguintes: através das experiências junto ao programa em que medida a participação do professor universitário e do professor-aluno pode significar a redimensão das suas práticas educativas? Em que medida o programa foi bem sucedido na tentativa de favorecer a inclusão digital dos professores-alunos? Apresentamos um dos aspectos por nós enfocados em nossos estudos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v5i2.765
PDF

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.