Banner Portal
Novas tecnologias de comunicação e de informação: o que dizem as revisões acadêmicas canadenses, norte-americanas e a experiência brasileira?
PDF

Palavras-chave

Novas Tecnologias de comunicação e informação. Mediações tecnológicas. Tecnologia educacional. Instrução on-line.

Como Citar

SOUZA, Marilene Proença Rebello de; SOUZA, Denise Trento Rebello. Novas tecnologias de comunicação e de informação: o que dizem as revisões acadêmicas canadenses, norte-americanas e a experiência brasileira?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 61–79, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i2.817. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/817. Acesso em: 10 maio. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo contribuir na ampliação das discussões atualmente presentes no campo acadêmico referentes à utilização de novas mediações tecnológicas de informação e de comunicação para educação. Mais especificamente, apresentará as principais discussões e levantamentos presentes no campo da educação online (online instruction), a partir de pesquisa bibliográfica recente das produções canadense e norte-americana. Além disso, tem como objetivo estabelecer diálogo com a literatura brasileira e com experiência recente e de grande impacto no estado de São Paulo, nesta área de conhecimento, ao apresentar um programa de formação inicial de professores que utiliza as chamadas novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e que se realiza com a participação de universidades brasileiras de grande influência. 

https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.817
PDF

Referências

ABRAMI, P.C. et al. A review of e-learning in Canada: a rough sketch of the evidence, gaps and promising directons. Canadian Journal of Learning and Technology/ La Revue Canadienne de L ́Apprentissage et de la Technologie. Canada, v.32, n.3, p.1-33, Fall, 2006.

ANDRADE, A. Uso(s) das novas tecnologias em um programa de formação de professores: possibilidades, controle e apropriações. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2007.

ARRUDA, E. Ciberprofessor. Novas tecnologias, ensino e trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica/FCH-FUMEC, 2004.

AZEVEDO, S. C.; QUELHAS, O. L. G. Uma visão panorâmica da educação a distância no Brasil. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano 31, n. 163-166, p. 13-24, set. 2004.

BARRETO, R. Novas tecnologias na escola: um recorte discursivo. In: BARRETO, R. (Org.). Tecnologias educacionais e educação à distância. Rio de Janeiro: Quartet, 2001, p. 10-28.

BERNARD, M. B. et al. How does distance education compare with classroom instruction? A meta- analysis of the empirical literature. Review of Educational Research. American Educational Research Association., Washington DC, v.74, n.3, p.379-439, 2004.

KENSKI, V. Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. In: BARRETO, R. (Org.). Tecnologias educacionais e educação à distância. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. p. 74-84.

LARREAMENDY-JOERNS J.; LEINHARDT, G. Going the distance with on-line education. Review of Educational Research. American Educational Research Association, Washington DC, v.76, n. 4, p. 567-605, Jan. 2006.

LITWIN, E. (Org). Educação à distância. Temas para o debate de uma nova agenda

educativa. Porto Alegre: Artmed. 2001.

MOORE, M.; KEARSEY, G. Distance education: a system view. USA: Wadsworth Publ. Company, 1996.

NICOLAU, M. M.; KRASILCHIK, M. Uma experiência de formação de professores na USP: PEC – Programa de Formação Continuada. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

SOUZA, M. P. R.; SOUZA, D. T. R. Formação continuada de professores e a mediação de tecnologias de ensino: novos desafios. In: SCHILINDWEIN, L. M.; SIRGADO, A. P.(Org.). Estética e pesquisa: formação de professores. Itajaí: Univali Ed. e Maria do Cais Ed., 2006, p. 201-212. (Coleção Plurais Educacionais).

TALLENT-RUNNELS, M. K. et al. Teaching courses on-line: a review of the research. Review of Educational Research, American Educational Research Association, Washington DC, v. 76, n.1, p. 93-136, 2006.

VIDAL, C. A. Formação à distância massiva de docentes através da internet. Aprendizagem de experiências desenvolvidas no Chile. In: Fundação Victor Civita. O desempenho dos professores na América Latina e no Caribe: novas prioridades. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2004.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.