Resumo
Busca-se explorar, em alguns aspectos, a relação entre a pedagogia, entendida como ciência da educação, situada no campo das ciências humanas e a infância como objeto desta ciência, no engendramento da Modernidade. Discute-se, então, a “captura” da infância pelo saber pedagógico com seu estatuto de cientificidade, na emergência das ciências do homem, entendendo que a educação moderna com seu modelo escolar calcado em técnicas disciplinares e no controle faz da própria escola um laboratório para a pedagogia. Em certo sentido, indaga-se como a criança entra em cena aberta pelas ciências humanas sob o olhar da pedagogia, de maneira que o que hoje se diz sobre a criança e sobre sua própria história acaba sendo marcadamente caracterizado por concepção de uma infância atemporal, ingênua, sem voz.
Referências
FOUCAULT, M. A governamentalidade. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1992. p. 277-293.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad.: Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In.: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Pondé Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1991.
GALLO, S. Infância e poder: algumas interrogações à escola. In.: KOHAN, W. O. Devir- criança da filosofia: infância educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 109-121.
LARROSA, J. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In.: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 183-198.
MARCILIO, M. L. De criança a escolar. In: SOUZA, G. (Org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo, SP: Contexto, 2010. p. 41-65.
MUCHAIL, S. T. Educação e saber soberano. In: MUCHAIL, S. T. Foucault, simplesmente. São Paulo, SP: Loyola, 2004. p. 49-58.
VEIGA-NETO, A. Educação e govenamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In.: PORTOCARRERO, V.; BRANCO, G.; C. Retratos de Foucault. Rio de Janeiro, RJ: Nau, 2000. p.179-217.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.