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Políticas de integração curricular para o ensino médio no Brasil contemporâneo: um estudo no programa ensino médio inovador
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Palavras-chave

Currículo. Ensino Médio. Integração curricular

Como Citar

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Políticas de integração curricular para o ensino médio no Brasil contemporâneo: um estudo no programa ensino médio inovador. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 252–270, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i2.8634854. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634854. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e propõe-se a examinar as políticas de integração curricular para o Ensino Médio produzidas contemporaneamente no Brasil. Para tanto, considera como foco analítico o programa Ensino Médio Inovador, recentemente implementado, dimensionando as concepções de conhecimento escolar emergentes em sua pauta política. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma análise documental de diferentes textos curriculares. Ao final, conclui-se que as estratégias políticas que perfazem a constituição da gramática curricular do programa examinado sugerem que o Ensino Médio seja posicionado enquanto um espaço de formação de personalidades produtivas e direcionado para formas curriculares que estimulem o protagonismo dos jovens.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8634854
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