Banner Portal
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista
PDF

Palavras-chave

Etnografia. Violências nas escolas. Educação básica. Sistema de proteção escolar. Professor mediador escolar e comunitário.

Como Citar

POSSATO, Beatris Cristina; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 234–251, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i2.8634881. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634881. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O intuito deste artigo é refletir sobre a importância dos estudos etnográficos para compreender a instituição escolar, partindo da descrição e da análise da metodologia de uma pesquisa de doutorado realizada em escola pública de educação básica (Campinas - São Paulo). A pesquisa de doutorado propunha-se a problematizar como um programa da Secretaria da Educação do estado de São Paulo - o Sistema de Proteção Escolar, que tem por objetivo amenizar as violências nas escolas - se desenvolveu na instituição estudada. Para isso, por meio da observação e registro do cotidiano buscou-se, em especial, observar a inserção do principal representante desse programa na escola– o Professor Mediador Escolar e Comunitário. Além disso, era necessária a aproximação com a realidade a ser investigada e o conhecimento de diversos aspectos da comunidade atendida e dos sujeitos que constituíam essa instituição. Por meio da pesquisa, constatou-se que apesar do avanço da pesquisa educacional no Brasil, permanece a necessidade de se ampliar estudos de cunho etnográfico que contribuam para a compreensão desse cotidiano. A metodologia da pesquisa permitiu a observação das relações humanas, das juventudes na sua interface com a problemática das violências, das diferentes facetas de um sistema escolar, e possibilitou que se ampliasse as análises e se superasse uma possível visão simplista em apontar soluções fáceis para as escolas públicas.
https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8634881
PDF

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas. Brasília, DF, UNESCO, 2002.

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2005.

BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007.

CDHU. Secretaria da Habitação. Governo do Estado de São Paulo. Programas habitacionais. Disponível em: http://goo.gl/Gf3qfb Acesso em: 22 abr. 2014.

EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participante. São Paulo, Cortez, 1989.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1989.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1995.

MAFRA, Leila de Alvarenga. A sociologia dos estabelecimentos escolares: passado e presente de um campo de pesquisa em reconstrução. In ZAGO, Nadir (Org.); CARVALHO, Marília (Org.); VILELA, Rita Amélia (Org.) Itinerário de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. RJ: DP&A, 2003.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, Vozes, 1994.

PAIS, José Machado. Nas rotas do quotidiano. Revista Crítica de Ciências Sociais, Lisboa, n. 37, jun. 1993, p. 105-113. Disponível em: http://goo.gl/fhrhcR. Acesso em: 06 mai. 2015. ISSN: 2182 – 7435.

PEREIRA, Luiz. A escola numa área metropolitana: crise e racionalização de uma empresa pública de serviços. SP: Pioneira, 1976.

POSSATO, Beatris Cristina. O “professor mediador escolar e comunitário”: uma mirada a partir do cotidiano escolar. 2014. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2014.

SEE. Secretaria de Estado da Educação. Manual de proteção escolar e promoção da cidadania. São Paulo: FDE, 2009a.

SEE. Secretaria de Estado da Educação. Normas gerais de conduta escolar. São Paulo: FDE, 2009b.

SPÓSITO, Marília. Uma perspectiva não escolar no estudo sociológico da escola. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro (Org.); ZAGO, Nadir (Org.) Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TURA, Maria de Lourdes Rangel. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGRO, Nadir; CARVALHO (Org.), Marilia Lia Pinto de (Org.); VALÉRIA, Rita Amélia Teixeira (Org.). Itinerários da pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 183-206.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2013: homicídios e juventude no brasil. Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos. Flacso Brasil: Rio de Janeiro, 2013.

WOODS, PETER. Investigar el arte de la enseñanza: el uso de la etnografía en la educación. México: Paidós, 1998.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.