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Meninas peraltas: formação feminina em livros de literatura infantil
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Palavras-chave

Literatura infantil. Escolarização. Ensino religioso. História Cultural.

Como Citar

CORRÊA, Priscila Kaufmann; MARTINS, Maria do Carmo. Meninas peraltas: formação feminina em livros de literatura infantil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 296–312, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i2.8637338. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637338. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é uma reflexão histórica sobre os livros infantis Que Amor de Criança!, da escritora francesa Condessa de Ségur e Clarita no Colégio, da escritora brasileira Maria Clarice Marinho Villac. Em Que Amor de Criança!. A Condessa de Ségur apresenta Giselle, uma menina mimada que não respeita os pais. Já Maria Clarice nos apresenta Clarita, criança peralta que é protegida pelos avós. Em ambos os casos as meninas são enviadas ao internato, tendo esta decisão consequências diferentes. Busca-se analisar o papel da escola na formação das meninas, a capacidade de legitimação social da escolarização pelo viés literário e refletir sobre o ensino da moral religiosa na formação feminina.
https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8637338
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