Banner Portal
Contexto familiar e o desempenho de estudantes de uma escola no interior de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Família. Rendimento escolar. Aprendizagem. Recursos. Aprendizagem.

Como Citar

OSTI, Andreia. Contexto familiar e o desempenho de estudantes de uma escola no interior de São Paulo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 369–383, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i2.8637508. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637508. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre o ambiente familiar, considerando seus recursos materiais e humanos e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental. A amostra foi composta por 120 alunos da rede pública municipal da Região Metropolitana de Campinas, sendo 60 estudantes com satisfatório desempenho escolar e 60 com desempenho insatisfatório. O instrumento utilizado para avaliar os recursos humanos e materiais foi o questionário denominado Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF). Os resultados indicam que há diferenças entre os grupos em relação aos recursos humanos e culturais, bem como na interação familiar e participação na escola. De maneira geral, pode-se afirmar que crianças com satisfatório desempenho escolar tiveram maior acesso a atividades extracurriculares e maiores oportunidades de interação com seus pais. Também existe no cotidiano da casa uma rotina pré-estabelecida para a realização das atividades do dia. O grupo com desempenho insatisfatório, em relação a todas as categorias descritas, apresentaram menores índices. Esse trabalho contribui para o entendimento da importância da interação familiar para o desempenho escolar, refletida nas possibilidades de diálogo, de compartilhar uma atividade doméstica e ao acompanhar o processo de aprendizagem da criança.
https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8637508
PDF

Referências

AGUENA, Elaine Cristina. As crenças e as atitudes parentais e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

ANDRADE, Susanne Anjos. Ambiente familiar e desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológica. Saúde Pública, 39 (4), p. 606 – 611, 2005.

BACARJI, Keiko Maly Garcia MARTURANO, Edna Maria; ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares. Maringá: Psicologia em Estudo, 2005.

BRADLEY, Robert; CORWYN, Robert Flynn. Socioeconomic status and child development. Annual Review of Psychology, 53, p.371-399, 2002.

BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

CAETANO, Luciana Maria. Sobre a relação escola e família. In: ASSIS, Mantovani Camargo Mucio, ASSIS, Orly. Zucatto Mantovani. Anais do XIX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE. Campinas, SP: 2003.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Modos de educação, gênero e relações escola-família. In: Centro de Educação e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre a Mulher e Relações de Sexo e Gênero. Paraíba: Universidade Federal de Paraíba, 2004.

CARVALHO, Marilia Pinto. Quem são os meninos que fracassam na escola? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n.121. Disponível em: . Acesso em: 09 setem. 2012.

COOPER, Harris, LINDSAY, James, NYE, Barbara. Homework in the home: how student, family, and parenting-style differences relate to the homework process. Contemporary Educational Psychology, 25(4), 1999.

D'AVILA-BACARJI, Keiko Maly Garcia, MARTURANO, Edna Maria, ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Recursos e adversidades no ambiente familiar de crianças com desempenho escolar pobre. Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, 15, 43-55, 2005.

DESSEN, Maria Auxiliadora. Contribuições da família para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. In: Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, p. 724 - 725, 2011.

DESSEN, Maria Auxilidora.; BRAZ, Marcela Pereira. As relações maritais e sua influência nas relações parentais: Implicações para o desenvolvimento da criança. In: DESSEN Maria Auxiliadora; COSTA JUNIOR, Aderson Luis. (Orgs.). A ciência do desenvolvimento humano: Tendências atuais e perspectivas futuras. ed. 1. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 132-151.

ENGLEEND, Michele, LUCKER, Amy. Children’s achievement in early elementary school: longitudinal effects of parental involvement, expectation and quality of assistance. Journal of Education Psychology, 96, p. 723 – 730, 2004.

FERREIRA, Marlene de Cassia Trivellato, MARTURANO, Edna Maria. Ambiente familiar e os problemas de comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15, p. 35-44, 2002.

GUIDETTI, Andreia Arruda. Ambiente familiar e desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental. (Dissertação de Mestrado). Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 2007.

GUIDETTI, Andreia Arruda, MARTINELLI, Selma de Cassia. Desempenho em leitura e suas relações com o contexto familiar. In: SANTOS, A. A. A.; BORUCHOVITCH, E.; OLIVEIRA,K. L. Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. SP: Casa do Psicólogo, 2009.

JIANG, Yimin. Family environment and academic achievement in Nanjing secondary schools (China). Dissertation Abstracts International Section A: Humanities and Social Sciences, 64 (12-4), 2004.

MADAUS, George, AIRASIAN, Peter, KELLAGHAN, Thomas. Insumos escolares, processos e recursos. In: BROKE, N.; SOARES, J.F. Pesquisa em eficácia escolar. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.

MARCHESI, Alvaro. O que será de nós, os maus alunos? Porto Alegre: Artmed, 2006.

MARTURANO, Edna Maria. Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola. Psicologia, Teoria e Pesquisa, vol.15, no.2, p.135-142, 1999.

MARTURANO, Edna Maria. O inventário de recursos do ambiente familiar. Psicologia: Reflexão e Crítica, p. 495 – 506, 2006.

MIDGETT, Jonathan; BELSITO, Laura, RYAN, Bruce A.; ADAMS, Gerald. Children’s and parent’s perceptions of parental attitudes and behaviors pertaining to academic achievement. In: ODDONE, P.; ELIZABETH, E.; VIOLAT, C. The changing and child development. Andershot, England: Ashagate Publishing, p. 162 – 175, 2000.

MILLER, Alan. The effects of beliefs perceptions and values on parent’s expectations for their childrens’ academic achievement. Dissertation Abstracts International Section A: Humanities and Social Siences, 1999.

MOREIRA, Rafaela Marcolino, PAES, Tais Galdioli, PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. O adolescente e sua relação familiar: concepções de adolescentes de Ensino Médio. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, p. 847 - 849, 2011.

OSTI, Andreia. Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem. (Tese de Doutorado). Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 2010.

OSTI, Andreia; BRENELLI, Rosely Palermo. Representações de alunos (com e sem dificuldades de aprendizagem) sobre suas experiências de aprendizagem e ambientes significativos. Revista Schème, p. 35 – 64, 2011.

OSTI, Andreia; MATINELLI, Selma de Cássia. Desempenho escolar: análise comparativa em função do sexo e percepção dos estudantes. Educação e Pesquisa, vol.40, no.1, p.49-59, 2014.

PATRINOS, Harry. Estimating the returns to education: Accounting for heterogeneity in ability. Paper presented at the IREDU International Conference on Economics of Education. Dijon, June 20-23, 2006.

POLONIA, Ana Costa, DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 303-312, 2005.

RANDALL, Laura. Factors affeting learning and Cost Effective Schooling in Latin America, Argentina, Brazil, Chile and Mexico.Lewiston, NY: Edwin Mellen Press, 2005.

SANTOS, Acacia Aparecida Angeli, MARTINELLI, Selma de Cássia, MONTEIRO, Rebeca Magalhães. Suportes e recursos familiares: relações com o contexto escolar. In: BAPTISTA, Makilim Nunes, TEODORO, Maycoln (orgs.). Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2012.

SANTOS, Acacia Aparecida. M; RUEDA, Fabian. Javier, BARTHOLOMEU, Daniel. Avaliação dos aspectos afetivos envolvidos nas dificuldades de aprendizagem. In: MARTINELLI, Selma de Cassia; SISTO, Fermino Fernandes. Afetividade e dificuldades de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. SP: Vetor, 2006.

SANTOS, Luciana Carla, MARTURANO, Edna Maria. Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento. Psicologia Reflexão e Critica, vol.12, no.2, p.377-394, 1999.

SILVA, Daiana Cristina, VARANI, Adriana. A relação família e escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Moinho. p. 1714-1728, 2009.

SPERA, Christopher. Adolescent’s perceptions of parental goals, practices and styles in relation to their motivation and achievement. The Journal of Early Adolescence, 26, 456-490, 2006.

STEENSEL, Roel Van. Relations between socio-cultural factors, the home literacy environment and children’s literacy development in the first years of primary educations. Journal of Research in Reading, 29 (4), 367-382, 2006.

SWARTZ, Meredith. The academic achievement of mexican-american students: Associations with family environment and parental level of acculturation. Dissertation Abstracts International Section B: The Sciences and Engineering. 64 (5-B), 2003.

TRIVELLATO-FERREIRA, Marlene de Cassia. As tarefas de desenvolvimento da meninice e a transição para o ensino fundamental. Tese de Doutorado não-publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, 2005.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.