Banner Portal
Por uma pedagogia que fale em nome próprio
PDF

Palavras-chave

Pedagogia. Nome. Movimento. Formação.

Como Citar

CRIZEL, Ana Paula; MUNHOZ, Angélica Vier. Por uma pedagogia que fale em nome próprio. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 942–954, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i4.8642175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642175. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de pensar uma pedagogia que fale em nome próprio. Tal proposição fez parte das investigações da dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates, que tinha como objetivo pensar diferentemente o território da pedagogia. Dessa necessidade, dá-se um encontro - nome próprio -, expressão encontrada em meio aos escritos de Deleuze e Guattari. Do encontro, cria-se o desejo de pensar uma pedagogia que fale em nome próprio. O primeiro movimento feito foi rastrear, na obra Mil Platôs, as aparições da expressão e estabelecer alguns marcadores nos excertos selecionados, na intenção de apreender de que maneira essa noção é compreendida e operada pelos autores. No segundo momento do texto, tensionam-se as formas e formações da pedagogia para, na sequência, propor a composição de uma expressão que opera no plano filosófico com o território da pedagogia. Ao finalizar, conclui-se que tal composição, ao acontecer, movimenta o corpo e o pensamento, criando condições para um possível.  

https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8642175
PDF

Referências

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta: e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.

DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Robeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles. Klossowski ou os corpos-linguagem. In: DELEUZE, Gilles. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2006b.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Cecília Costa Pinto. Rio de Janeiro: 34, 1995.

DELEUZE, Gilles. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: 34,1995b.

DELEUZE, Gilles. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: 34, 1996.

DELEUZE, Gilles. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: 34,1997.

DELEUZE, Gilles. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: 34, 1997b.

DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.

GAUTHIER, Clermont. O século XVII e o nascimento da Pedagogia. In: GAUTHIER, Clemont; TARDIF, Maurice (Orgs.). A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos dias atuais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 101-128.

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. Pedagogia e governamentalidade ou da modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

VEIGA-NETO, Alfredo. Algumas raízes da pedagogia moderna. In: ZORZO, Cacilda; SILVA, Lauraci D.; POLENZ, Tamara (Orgs.). Pedagogia em conexão. Canoas: Editora da

ULBRA, 2004. p. 65-83.

ZOURABICHVILLI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.