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Políticas para a implementação da lei 10639/03 em um município brasileiro: o discurso oficial e o discurso pedagógico
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Palavras-chave

Discurso pedagógico. Lei 10639/03. Relações raciais.

Como Citar

EUGÊNIO, Benedito Gonçalves; SANTOS, José Jackson Reis dos; SOUZA, Janyne Barbosa. Políticas para a implementação da lei 10639/03 em um município brasileiro: o discurso oficial e o discurso pedagógico. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 283–304, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i1.8643267. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8643267. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, abordamos o discurso pedagógico acerca dos desafios e avanços no processo de discussão e implementação da Lei 10639/03 em uma Rede de Ensino de município do interior da Bahia. Os dados foram construídos a partir de análise de documentos (nacionais e locais) e entrevistas realizadas com três funcionárias da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que acompanharam, em diferentes momentos, a implantação da política de educar para as relações etnicorraciais. Para a análise, tomamos alguns dos pressupostos presentes na teoria sociológica de Basil Bernstein. As conclusões assinalam que a implementação da Lei, por si só, não garantirá mudanças significativas nas relações históricas que excluem o negro na sociedade. As mudanças se constituem a partir de ações que podem ser coletivas e individuais.
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8643267
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