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Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
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Palavras-chave

Conhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea.

Como Citar

BATISTELA, Fernanda; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 844–861, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i3.8646129. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática e conexão, o software assume papel estratégico de desenvolvimento humano e social. Neste sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo desenvolver habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nesta direção. Este estudo tem como objetivo, a partir de aportes teórico-pedagógicos e da pesquisa de campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem expostos por Juan Ignacio Pozo em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. O Projeto Escola de Hackers, em atividade desde 2014, atende estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo/RS, cidade brasileira de médio porte. Consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação a estudantes do ensino fundamental através do software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do projeto em uma das escolas participantes do projeto durante o ano de 2014. Após a análise dos dados coletados, foi possível verificar que o fator de maior influência na aprendizagem da programação para o grupo de estudo foi a motivação.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8646129
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Referências

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