Banner Portal
Notas sobre inclusão, escola e diferença
PDF

Palavras-chave

Diferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem.

Como Citar

LIMA, Norma Silvia Trindade de; MANTOAN, Maria Teresa Egler. Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 4, p. 824–832, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i4.8646274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646274
PDF

Referências

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34. 2a. edição, 2010.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2.ed. rev.atual., 2009.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do Sul. Coimbra/Portugal: Edições Almedina AS/CES, 2.ed., 2010.

SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.