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Documentação pedagógica na educação infantil: tecnologia de governamento da infância contemporânea
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Palavras-chave

Infância. Governamento. Documentação Pedagógica. Interesse. Protagonismo Infantil

Como Citar

HORN, Cláudia Inês; FABRIS, Elí Terezinha Henn. Documentação pedagógica na educação infantil: tecnologia de governamento da infância contemporânea. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 539–554, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8647105. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647105. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho analisa como as práticas de registro da documentação pedagógica operam no governamento da infância contemporânea. Ao desenvolver-se um exercício analítico a partir da seleção de referenciais italianos para Educação Infantil, apresentam-se os fundamentos da documentação pedagógica, a fim de mostrar como ela produz um gradual refinamento nas formas de registrar as ações da criança, fazendo surgir um registro rigoroso, pontual e completo do sujeito infantil. Entende-se que tal forma de registro, ao subjetivar a criança, produz outros modos de viver a infância, condizentes com as formas de vida neoliberais. Toma-se o conceito foucaultiano de governamento para argumentar que a infância é governada por meio da invenção de saberes, programas, estratégias e táticas que conduzem a conduta das crianças. Nesse sentido, a documentação pedagógica é compreendida como tecnologia que articula um conjunto de estratégias que governam a infância. Na parte final, argumenta-se que, ao colocar-se a criança no centro do processo educativo, o interesse infantil passa a operar como uma estratégia que se desloca, atualmente, para a celebração da criança protagonista. Há uma economia nas ações pedagógicas e o esmaecimento do ensino e da ação do professor em favor da criança autorregulada.

https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8647105
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