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Ocupações no Sul de Minas: autogestão, formação política e diálogo intergeracional
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Palavras-chave

Movimento estudantil. Autogestão. Formação política. Diálogo intergeracional.

Como Citar

GROPPO, Luís Antonio; TREVISAN, Júnior Roberto Faria; BORGES, Lívia Furtado; BENETTI, Andréa Marques. Ocupações no Sul de Minas: autogestão, formação política e diálogo intergeracional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 141–164, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i1.8647616. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647616. Acesso em: 10 maio. 2024.

Resumo

Em reação à Medida Provisória que reforma o Ensino Médio, e à Proposta de Emenda Constitucional que congela os gastos sociais do Estado, ocupações por estudantes de escolas de Ensino Médio e universidades passaram a ocorrer em diversos estados do Brasil, a partir de setembro de 2016. Ocupações em escolas e em uma universidade do Sul de Minas Gerais foram investigadas por meio de pesquisa de campo pelos autores, com dados interpretados a partir de referencial teórico acerca dos conceitos de autogestão, formação política e diálogo intergeracional, buscando compreender aspectos educativos relevantes destes movimentos juvenis. Os resultados indicam a importância da imersão dos sujeitos investigadores na realidade impactante de um movimento social, o que, com a ajuda de um uso rigoroso de um referencial teórico estudado pelo Grupo que realizou esta investigação, traz resultados acerca do vigor formativo das ocupações, os quais podem contribuir com a autorreflexão deste movimento. Entre os resultados, a capacidade de auto-organização do espaço e das atividades educativas pelos próprios jovens estudantes, bem como a construção de uma formação política baseada na horizontalidade das relações e em profícuo diálogo intergeracional.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647616
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