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A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
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Palavras-chave

Juventude. Democracia. Participação política. Etnografia.

Como Citar

CORSINO, Luciano Nascimento; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 26–48, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i1.8647751. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O ano de 2015 foi marcado pelo fenômeno das ocupações de uma média de 213 da rede estadual de São Paulo. O presente trabalho compõe uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo central apresentar uma reflexão acerca da experiência de um pesquisador em uma ocupação realizada por jovens estudantes em uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma pesquisa etnográfica, somaram-se 15 horas de observação e registros em diário de campo no interior da ocupação de uma escola localizada na zona norte de São Paulo. Dentre os fatos observados, destaca-se a forte autonomia dos/as jovens ocupantes, o ambiente democrático construído nas relações cotidianas e nos eventos promovidos, como as aulas abertas e as oficinas, assim como a tensão constante nas relações estabelecidas com os sujeitos contrários à ocupação. Verificou-se que a experiência da ocupação contribuiu efetivamente para a reflexão dos/as estudantes sobre a construção de uma escola democrática.  

https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647751
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