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Duas reorganizações (1995 e 2015): do esvaziamento da rede estadual paulista à ocupação das escolas
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Palavras-chave

Políticas públicas de educação. Secretaria estadual de educação. Gestão financeira da educação. Contestação estudantil.

Como Citar

GOULART, Débora Cristina; PINTO, José Marcelino Rezende; CAMARGO, Rubens Barbosa de. Duas reorganizações (1995 e 2015): do esvaziamento da rede estadual paulista à ocupação das escolas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, p. 109–133, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i0.8647797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647797. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho se discute os elementos coincidentes entre as propostas de reorganização da rede pública de ensino de São Paulo – a primeira implantada em 1995 e a segunda, interrompida, em 2015. Notam-se inúmeras convergências que atribuímos à persistência de uma política educacional baseada nos princípios do gerencialismo e da produtividade na busca pela racionalização do uso dos recursos educacionais, bem como a existência de movimentos, ações e sujeitos dispostos à resistência popular contrária à sua implantação.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647797
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