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Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
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Palavras-chave

Educação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógica

Como Citar

SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 210–233, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i1.8649170. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa o impacto de um curso híbrido de atualização profissional à ação pedagógica de professores universitários. O curso representa uma ação do programa de formação docente de uma universidade pública do Nordeste. O estudo tem o interesse de saber: como a formação continuada de professores recém-ingressos impactou à ação pedagógica em sala de aula? Referencia-se na abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, com foco na investigação do trabalho docente de um grupo de treze professores, egressos do curso híbrido, na busca por indícios que legitimassem a aplicação de saberes e práticas derivados da referida experiência formativa. Estabelece-se interface com as teorias que abordam saberes da docência no ensino superior, processos formativos para a profissionalização docente e o potencial formativo dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na análise da prática pedagógica do grupo de professores, os dados evidenciaram a aplicação de aspectos teórico-metodológicos que se configuram como saberes docentes inovadores, sinalizando uma crescente reconfiguração da ação pedagógica na educação superior. O estudo apresenta, portanto, aspectos didático-pedagógicos potencializados pela formação continuada e incorporados na ação docente de um grupo de professores universitários egressos.

https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649170
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