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"Tradução" da escola unitária de Gramsci pela pedagogia histórico-crítica de Saviani
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Palavras-chave

Gramsci. Dermeval Saviani. Escola unitária. Pedagogia histórico-crítica.

Como Citar

MARTINS, Marcos Francisco. "Tradução" da escola unitária de Gramsci pela pedagogia histórico-crítica de Saviani. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 4, p. 997–1017, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i4.8649915. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649915. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é resultante de pesquisa bibliográfica sobre as formulações de Gramsci e de Saviani em relação à escola. Defende a ideia de que a pedagogia histórico-crítica, originariamente produzida por Saviani, é tradução da escola unitária de Gramsci. A exposição de argumentos que evidencia a tese é dividida em três partes: na primeira, consta a leitura do conceito de tradução e tradutibilidade em Gramsci; na segunda, encontra-se uma caracterização da escola unitária; na parte final, a concepção do sardo sobre a escola é aproximada da de Saviani, para demonstrar que esta pode ser interpretada como tradução daquela.  

https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649915
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