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Artes de si no magistério
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Palavras-chave

Dandismo
Educador
Estética da existência
Subjetivação.

Como Citar

ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes; HOFFMANN, Ana Cleia Christovam. Artes de si no magistério: o Dândi educador. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 530–545, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i2.8651066. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Este artigo pensa o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas, nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, enquanto campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade e entende que seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Deste modo, o dândi educador, através de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos, afim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor  

https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651066
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