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Correspondências sobre o outro na educação especial
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Palavras-chave

Educação especial
Formação de professores
Licenciaturas
Modernidade
Psicanálise.

Como Citar

VASQUES, Carla Karnoppi; ULLRICH, Wladimir Brasil. Correspondências sobre o outro na educação especial. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 316–333, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i2.8653393. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653393. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O outro como tema na educação especial provoca um impasse no campo das licenciaturas. Algo no encontro com a deficiência causa estranhamento e essa não parece subsumida nem mesmo às diretrizes inclusivas. Buscamos compreender a perplexidade - ou mesmo a impossibilidade - envolvida no processo de tornar-se professor desse outro, quando a racionalidade moderna afirma um mundo dividido em dualismos e dicotomias. A fim de abrir espaço para a estranheza que precede e persiste na lição de nossos alunos, e divergindo de tal racionalidade, adotamos como referencial metodológico e teórico o ensaio O inquietante (1919), de Freud. A conversão freudiana ao literário justifica a escrita de uma carta como experiência formativa. Uma carta envolve a presença do outro, faz-se pela suposição de um interlocutor. Em resposta ao chamado por implicação, a correspondência se apresenta como possibilidade de uma racionalidade diversa na formação docente. 

https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653393
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