Resumo
A presente edição da ETD traz o dossiê “Psicanálise, educação e formação de professores” como mais uma contribuição à reflexão sobre a inquietante tarefa de educar. Freud ([1919]1964b), precisamente um século atrás, remeteu o inquietante ao que nos é absolutamente familiar, evidenciando que ele é constitutivo e está entranhado em nós, embora espraiado na externalidade como o estranho fora de nós. Luz e sombra, portanto, alternam-se, confundem-se, criam formas que se apresentam a nossos olhos para reconhecimento e decifração, como na imagem proposta em nossa capa e nos artigos do dossiê.Referências
BION, W. R. Two papers: The Grid and Caesura. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
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FREUD, S. The ‘Uncanny’ [1919]. In: FREUD, S. The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud: An infantile neurosis and other works (v. XVII [1917-1919]). London: Hogarth Press; Institute of Psycho-analysis, 1964b.
FREUD, S.; ANDREAS-SALOMÉ, L. Correspondência completa Freud/Lou Andreas-Salomé. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
GARDINER, M. My recollections of Sigmund Freud. In: GARDINER, M. The Wolf-Man and Sigmund Freud. London: Hogarth Press, 1973. p. 135-152.
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