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Conectando-se com o ambiente
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação ambiental
Práticas educativas
Contexto escolar
Tecnologias digitais na educação

Como Citar

HAMANN, Bruna; HOSTIN, Daniela; TOMIO, Daniela; LOPES, Mauricio Capobianco. Conectando-se com o ambiente: uma análise de práticas educativas com tecnologias para a educação ambiental no espaço escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 4, p. 921–940, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i4.8661527. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661527. Acesso em: 21 jul. 2024.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um tema transversal de inserção coletiva e articulada ao currículo escolar. Nesse sentido, ela exige práticas educativas que ampliem a percepção dos estudantes sobre as relações com meio ambiente. O advento das tecnologias pode possibilitar aos professores diferentes formas de desenvolver essa perspectiva. Desta forma, o presente artigo visa analisar as práticas educativas de EA mediadas por tecnologias e aplicadas no contexto escolar brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo de revisão em periódicos indexados com Qualis na área de Ensino e Educação a partir da Plataforma Sucupira. Foram selecionadas revistas na área de Educação Ambiental e levantados os artigos que se encaixavam no critério: prática educativa aplicada no ambiente escolar com uso de tecnologias. Os resultados permitiram identificar os focos de pesquisa e tecnologias utilizadas, investigar a sequência didática das práticas, percebendo o papel dos educandos no uso das tecnologias e identificar as concepções de educação ambiental relacionadas com as práticas educativas. Conclui-se que, em boa parte, as práticas analisadas promovem o desenvolvimento de competências para a formação de um cidadão inovador e crítico. Por outro lado, há a necessidade de alinhar concepções teóricas, práticas e recursos tecnológicos de modo a ampliar a discussão crítica acerca das problemáticas socioambientais e estimular a participação e mobilização social, usando de modo mais efetivo os recursos e mediações possibilitadas pelas tecnologias digitais.  

https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8661527
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