Banner Portal
Celebração de um percurso no campo psicanálise e educação
PDF

Palavras-chave

Educação
Psicanálise
Infância

Como Citar

RAHME, Monica Maria Farid; PEREIRA, Marcelo Ricardo. Celebração de um percurso no campo psicanálise e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 723–728, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i3.8667174. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667174. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta uma análise crítica do livro “As abelhas não fazem fofoca: estudos psicanalíticos no campo da educação”.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667174
PDF

Referências

ARENDT, Hannah. A crise na educação: Entre o passado e o futuro. São. Paulo: Perspectiva, 1972, p. 221-247.

FREUD, Sigmund. Introdução. In: FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1976 [1917], p. 27-37.

KRISTEVA, Julia. Étrangers à nous-mêmes. Paris: Gallimard, 1988.

LACAN, Jacques. Função de campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: LACAN, Jacques. Escritos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988 [1953], p. 101-187.

LACAN, Jacques. L’etourdit. Scilicet, 4, p. 5-52, 1973.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e Ilusão (Psico) Pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

VOLTOLINI, Rinaldo. Psicanálise e Formação docente. In: ______. Psicanálise e formação de professores: antiformação docente. São Paulo: Zagodoni, 2018, p. 19-108.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.