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Educação a distância na Universidade de São Paulo: desafios no processo de implantação de um novo modelo educacional
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Palavras-chave

Novas tecnologias. Educação a distância. Universidade pública. Ensino-aprendizagem.

Como Citar

MARQUES, Gil da Costa; CAVALCANTI, Carolina Costa. Educação a distância na Universidade de São Paulo: desafios no processo de implantação de um novo modelo educacional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 37–53, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.976. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/976. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho de reflexão discute o papel relevante da Educação a Distância (EaD) no processo de democratização do ensino superior no Brasil. Iniciamos nossas considerações conceituando o termo Educação a Distância e fazendo uma breve análise de sua abrangência através do uso das diversas mídias, primordialmente das novas tecnologias da informação e comunicação. Destacamos o papel social dessa modalidade de ensino-aprendizagem e quais os desafios que retardam sua expansão, especialmente em universidades públicas. Apontamos a existência de uma forte resistência cultural entre alunos, docentes e instituições educacionais e a necessidade da quebra de paradigmas antigos para alavancar práticas inovadoras. Finalmente, destacamos as primeiras iniciativas da Universidade de São Paulo (USP) no sentido de explorar todo o potencial propiciado pelas novas tecnologias, quer seja em experiências de cunho educacional quer seja no oferecimento de cursos a distância. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.976
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