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Ensinar e aprender em ambientes virtuais
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Palavras-chave

Ambientes virtuais de aprendizagem. Abordagens colaborativas. Comunidades virtuais.

Como Citar

KENSKI, Vani Moreira; GOZZI, Marcelo Pupim; JORDÃO, Teresa Cristina; SILVA, Rodrigo Gabriel da. Ensinar e aprender em ambientes virtuais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 223–249, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/987. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo relata as estratégias e atividades realizadas em uma disciplina semipresencial desenvolvida durante o primeiro período letivo de 2008 com alunos de diversos cursos de pós-graduação da USP, em três diferentes ambientes virtuais de aprendizagem. A disciplina foi desenvolvida segundo os princípios das abordagens colaborativas de aprendizagem e tinha como objetivo viabilizar a formação de uma comunidade virtual entre os participantes. Dessa forma, todos puderam aprender não apenas o conteúdo da disciplina, mas a cultura subjacente ao uso de ambientes virtuais para a aprendizagem. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.987
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