Banner Portal
Periódicos especializados e a historiografia da educação no Brasil: Revista Brasileira de História da Educação (SBHE) e a Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP) (2013-2015)
PDF

Palavras-chave

Revistas especializadas. Historiografia da educação. Revista Brasileira de História da Educação (SBHE). Revista HISTEDBR On-Line (UNICAMP).

Como Citar

SILVA, Carla Cristina Jacinto; FERREIRA, Élida Cristina Silva; ROZETTI, Izabel; SOUZA, Sauloéber Társio; SILVEIRA, Tânia Cristina. Periódicos especializados e a historiografia da educação no Brasil: Revista Brasileira de História da Educação (SBHE) e a Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP) (2013-2015). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 1062–1088, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i4.8652506. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652506. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a historiografia da educação no Brasil a partir de artigos publicados no triênio 2013-2015, na Revista Brasileira de História da Educação (SBHE, 2001) e na Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP, 2000). A proposta de se realizar um balanço historiográfico, a partir da análise de duas das principais revistas especializadas, visa promover a reflexão sobre a produção recente de artigos referentes à história da educação, além de realizar um mapeamento desse campo teórico. Como apoio metodológico, apoiamo-nos na técnica da bibliometria que possibilitou a produção de dados quantitativos e análises estatísticas de mais de quatro centenas de artigos publicados pela HISTEDBR On-line e, aproximadamente, uma centena de artigos publicados pela RBHE. As revistas escolhidas contam com pesquisadores e consultores de reconhecido mérito científico em seus corpos editoriais, constituindo-se em importantes veículos de comunicação do conhecimento histórico educativo. Esses periódicos foram originados de iniciativas de grupos e sociedades bastante atuantes na pesquisa em História da Educação. As reflexões apontaram tendências, aproximações e peculiaridades ao visualizar o campo a partir de periódicos distintos e as diferenças são marcantes especialmente nos grupos temáticos predominantes de cada revista. Quanto à metodologia usada para este estudo, o ponto de partida foi a tabulação dos artigos publicados (leitura de títulos, resumos e palavras-chave), demandando empenho na manipulação do grande volume de informações, mesmo que esse exercício tenha sido facilitado pelo livre acesso aos acervos digitais desses periódicos.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652506
PDF

Referências

ALVES, G. L. 15 anos de HISTEDBR. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, n. 4, out. 2001.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.

CUNHA, M. V. Os periódicos em ciências da informação: uma análise bibliométrica. Revista Ciência da Informação, Brasília, DF n. 14, v. 1, p. 37-45, jan./jun. 1985.

GALVÃO, A. M. de. O. et al. Difusão, apropriação e produção do saber histórico - A Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 16, jan./abr. 2008.

LOMBARDI, J. C. Registrando trajetória: Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, editorial HISTEDBR on-line, n. 4, out. 2001. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/apresentacao_arquivos/Artigo_AN_Informacoes_HISTEDBR.htm. Acesso em: 07 fev. 2017.

MONARCHA, C. História da educação brasileira: história da formação do campo. In: NASCIMENTO, M. I. N. et al. (Org.). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. P. 125-150.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Campinas: SBHE, 2001- . Publicação contínua. Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/about. Acesso em: 06 fev. 2017.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Edições anteriores. Campinas, 2015. (Triênio 2013-2015). Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/issue/archive. Acesso em: 06 fev. 2017.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Equipe editorial. Campinas. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/editorialTeam. Acesso em: 06 fev. 2016.

REVISTA HISTEDBR ON-LINE. Campinas: UNICAMP, 2000- . Publicação trimestral. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr. Acesso em: 08 fev. 2017.

REVISTA HISTEDBR ON-LINE. Edições anteriores. Campinas, 2015. (Triênio de 2013-2015). Disponível em : http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/issue/archive. Acesso em: 08 fev. 2017.

REVISTA HISTEDBR ON-LINE. Expediente. Campinas, v. 16, n. 68, 2016. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8647425/14410. Acesso em: 08 fev. 2017.

SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. 15 anos do HISTEDBR: histórico e situação atual. Revista HISTEDBR On-line, n. 4, out. 2001. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis04/art5_4.html. Acesso em: 08 fev. 2017.

SAVIANI, D. Editorial: (15 anos de Histedbr: 1986-2001). Revista HISTEDBR Online. n. 4, out. 2001. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis04/rev04.html. Acesso em: 07 fev. 2017.

SANTOS, T. B. Breve análise das publicações da Revista HISTEDBR ONLINE ao longo de suas edições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 52, p. 436-452, set. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640252/7811. Acesso em: 07 fev. 2017.

VIDAL, D.; FARIA FILHO, L. M. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 37-70, 2003.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.