Periódicos especializados e a historiografia da educação no Brasil: Revista Brasileira de História da Educação (SBHE) e a Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP) (2013-2015)

Palavras-chave: Revistas especializadas. Historiografia da educação. Revista Brasileira de História da Educação (SBHE). Revista HISTEDBR On-Line (UNICAMP).

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a historiografia da educação no Brasil a partir de artigos publicados no triênio 2013-2015, na Revista Brasileira de História da Educação (SBHE, 2001) e na Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP, 2000). A proposta de se realizar um balanço historiográfico, a partir da análise de duas das principais revistas especializadas, visa promover a reflexão sobre a produção recente de artigos referentes à história da educação, além de realizar um mapeamento desse campo teórico. Como apoio metodológico, apoiamo-nos na técnica da bibliometria que possibilitou a produção de dados quantitativos e análises estatísticas de mais de quatro centenas de artigos publicados pela HISTEDBR On-line e, aproximadamente, uma centena de artigos publicados pela RBHE. As revistas escolhidas contam com pesquisadores e consultores de reconhecido mérito científico em seus corpos editoriais, constituindo-se em importantes veículos de comunicação do conhecimento histórico educativo. Esses periódicos foram originados de iniciativas de grupos e sociedades bastante atuantes na pesquisa em História da Educação. As reflexões apontaram tendências, aproximações e peculiaridades ao visualizar o campo a partir de periódicos distintos e as diferenças são marcantes especialmente nos grupos temáticos predominantes de cada revista. Quanto à metodologia usada para este estudo, o ponto de partida foi a tabulação dos artigos publicados (leitura de títulos, resumos e palavras-chave), demandando empenho na manipulação do grande volume de informações, mesmo que esse exercício tenha sido facilitado pelo livre acesso aos acervos digitais desses periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristina Jacinto Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutorado em andamento em educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Élida Cristina Silva Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia
Graduação em pedagogia pela Universidade Luterana Brasileira (ULBRA). Professora de apoio à inclusão no Colégio Estadual Inácio Pinheiro Paes Leme.
Izabel Rozetti, Universidade Federal de Uberlândia
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora efetiva de Geografia na Escola Estadual Segismundo Pereira em Uberlândia.
Sauloéber Társio Souza, Universidade Federal de Uberlândia
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 
Tânia Cristina Silveira, Universidade Federal de Uberlândia.
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pedagoga na Rede Municipal de Ensino.

Referências

ALVES, G. L. 15 anos de HISTEDBR. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, n. 4, out. 2001.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.

CUNHA, M. V. Os periódicos em ciências da informação: uma análise bibliométrica. Revista Ciência da Informação, Brasília, DF n. 14, v. 1, p. 37-45, jan./jun. 1985.

GALVÃO, A. M. de. O. et al. Difusão, apropriação e produção do saber histórico - A Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 16, jan./abr. 2008.

LOMBARDI, J. C. Registrando trajetória: Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, editorial HISTEDBR on-line, n. 4, out. 2001. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/apresentacao_arquivos/Artigo_AN_Informacoes_HISTEDBR.htm. Acesso em: 07 fev. 2017.

MONARCHA, C. História da educação brasileira: história da formação do campo. In: NASCIMENTO, M. I. N. et al. (Org.). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. P. 125-150.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Campinas: SBHE, 2001- . Publicação contínua. Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/about. Acesso em: 06 fev. 2017.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Edições anteriores. Campinas, 2015. (Triênio 2013-2015). Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/issue/archive. Acesso em: 06 fev. 2017.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Equipe editorial. Campinas. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/editorialTeam. Acesso em: 06 fev. 2016.

REVISTA HISTEDBR ON-LINE. Campinas: UNICAMP, 2000- . Publicação trimestral. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr. Acesso em: 08 fev. 2017.

REVISTA HISTEDBR ON-LINE. Edições anteriores. Campinas, 2015. (Triênio de 2013-2015). Disponível em : http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/issue/archive. Acesso em: 08 fev. 2017.

REVISTA HISTEDBR ON-LINE. Expediente. Campinas, v. 16, n. 68, 2016. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8647425/14410. Acesso em: 08 fev. 2017.

SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. 15 anos do HISTEDBR: histórico e situação atual. Revista HISTEDBR On-line, n. 4, out. 2001. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis04/art5_4.html. Acesso em: 08 fev. 2017.

SAVIANI, D. Editorial: (15 anos de Histedbr: 1986-2001). Revista HISTEDBR Online. n. 4, out. 2001. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis04/rev04.html. Acesso em: 07 fev. 2017.

SANTOS, T. B. Breve análise das publicações da Revista HISTEDBR ONLINE ao longo de suas edições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 52, p. 436-452, set. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640252/7811. Acesso em: 07 fev. 2017.

VIDAL, D.; FARIA FILHO, L. M. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 37-70, 2003.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
Silva, C. C. J., Ferreira, Élida C. S., Rozetti, I., Souza, S. T., & Silveira, T. C. (2018). Periódicos especializados e a historiografia da educação no Brasil: Revista Brasileira de História da Educação (SBHE) e a Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP) (2013-2015). Revista HISTEDBR On-Line, 18(4), 1062-1088. https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652506
Seção
Artigos