Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para a edição atual
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Edição Atual
v. 22 (2022): Publicação Contínua
Créditos da imagem: Pixabay
Publicado:
2022-03-30
Artigos
“Quando eu lembro da massa da mandioca”
memórias dos saberes do trabalho na história do Brasil
Marisa Oliveira Santos, Ana Elizabeth Santos Alves
e022001
PDF
Pedagogia da UNESPAR
campus de Paranavaí e a história da formação de professoras na região noroeste do Paraná
Beatriz Fernanda Almeida da Silva, Marcia Marlene Stentzler
e022002
PDF
Neoliberalismo e políticas de educação especial
disputas e articulações
Kamylla Pereira Borges
e022003
PDF
Análise das orientações políticas para o ensino médio no Brasil (1998-2012)
ofensiva empresarial-conservadora sobre a formação da juventude
Leonardo Dorneles Gonçalves, Jani Alves da Silva Moreira
e022004
PDF
"A zona rural é a que recebe os neófitos..."
formação de normalistas rurais nas escolas normais rurais brasileiras e em Mato Grosso (1940-1960)
Carminha Aparecida Visquetti, Nilce Vieira Campos Ferreira
e022005
PDF
A intelligentsia feminina na escola nova
uma leitura sem margens das crônicas de Cecília Meireles (1930-1932)
Hebelyanne Pimentel da Silva, Charliton José dos Santos Machado
e022006
PDF
A gestão democrática nos marcos legais
da Constituição Federal de 1988 ao PNE 2014-2024
Suellem Pantoja, Alberto Damasceno
e022007
PDF
A revista O Ensino (Paraná, 1922-1924)
possibilidades interpretativas da história da educação por meio da imprensa
José Ricardo Skolmovski da Silva, Analete Regina Schelbauer, Maria Cristina Gomes Machado
e022008
PDF
Eco “conteudista"
o discurso neoliberal em contraposição a prioridade do conteúdo escolar na pedagogia histórico-crítica
Diego Tadeu de Oliveira Rocha, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e022009
PDF
Revolução e transição política
a gestão educacional em Portugal e no Brasil no período pós-ditatorial
Renata Riva Finatti
e022010
PDF
Criação, instalação e expansão das primeiras escolas de Campo Grande/MS
escola japonesa “Visconde de Cairu” (1918-1945)
Jucileia Nascimento de Oliveira, Marcelo Pereira Rocha, Margarita Victoria Rodríguez
e022012
PDF
Crítica à formação de competências socioemocionais na escola
Márcio Magalhães da Silva
e022013
PDF
Relações seres humanos/natureza e saberes do trabalho associado
premissas político-epistemológicas
Maria Clara Bueno Fischer, Betânia Cordeiro, Lia Tiriba
e022014
PDF
Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
desafios e possibilidades
Gabriela Aparecida de Assis, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Marisa Noda
e022015
PDF
O golpe de 2016, as fragilidades da democracia liberal brasileira e o papel da educação
Jorge Fernando Hermida, Jailton de Souza Lira
e022016
PDF
O papel mediador das instituições educacionais nas políticas de desenvolvimento econômico-social
uma abordagem a partir dos escritos de Florestan Fernandes
Aline de Carvalho Moura, Alexandre Augusto e Souza
e022017
PDF
Educação especial e políticas educacionais
a concepção de aprendizagem e desenvolvimento humano em disputa
Neide da Silveira Duarte de Matos, Lucia Terezinha Zanato Tureck
e022018
PDF
O novo ensino médio no respaldo liberal
uma consolidação dos princípios mundializados nas políticas educacionais no estado brasileiro contemporâneo
Isis Tomas da Silva, Luciana Nair Moretto, Glaucia Andreza Kronbauer, Carla Michele Ramos Torres, Isabel Castilho Palhano
e022020
PDF
Lendo fotografias de escolas rurais do Município de Ariquemes – Rondônia
Rony Von de Jesus Santos, Sérgio Candido Gouveia Neto, Cristiane Talita Gromann de Gouveia
e022021
PDF
O que importa na leitura de bons livros
Inácio de Loyola e Padre Antônio Vieira
Paulo Romualdo Hernandes, João Ricardo dos Santos Campanholo, Antônio Santos de Oliveira Júnior
e022022
PDF
Um clube agrícola no grupo escolar rural
práticas de “formação da mentalidade ruralista” na escola primária (São Paulo, 1953 – 1969)
Rosa Fátima de Souza Chaloba, Tarcísio dos Santos da Silva
e022023
PDF
Revisão integrativa sobre a formação de professores na Finlândia
Luciano Marcelo Stern Diniz de Oliveira, Tania Stoltz
e022024
PDF
Trajetórias, ideias e referenciais
uma análise histórica entre os anos de 1930 a 1990 das políticas públicas de educação para a população do campo
Damiana de Matos Costa França
e022025
PDF
A práxis político-educativa nas ocupações secundaristas na região dos Campos Gerais – PR
Simone de Fátima Flach, Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin
e022026
PDF
Discursos oficiais e políticas nacionais e de santafecinas de educação agrotécnica durante a Revolução Argentina (1966-1973)
Gabriela Andrea D'Ascanio
e022027
PDF (Español (España))
Gestão escolar e burocracia de médio escalão
a percepção de diretores e diretoras escolares sobre sua autonomia de gestão e seu poder de influência
Mirza Rosas Augusto Laranja, Rita de Cássia Alves Oliveira
e022028
PDF
Catolicismo, eurocentrismo e civilização no Compêndio de História Universal do Padre Rafael Galanti (1894)
Piero di Cristo Carvalho Detoni
e022029
PDF
Os escritos gramscianos e suas publicações na Itália após a II Guerra Mundial
disputas entre Togliatti e a família Schucht
Lorivaldo do Nascimento, Aparecida Favoreto
e022030
PDF
Educação e política na obra de V. I. Lênin
Carlos Alberto Lucena, Mário Borges Netto, Robson Luiz de França, Adriana Cristina Omena dos Santos
e022031
PDF
O direito à educação integral na Amazônia
estudo na região metropolitana de Santarém/PA
Angela Rocha dos Santos, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
e022032
PDF
A UFPR no contexto da instituição do ensino superior no Brasil, a partir do século XX
Maria Elisabeth Blanck Miguel, Michelle Ariane de Lima Seabra, Gabriel Fernandes da Silva
e022033
PDF
Educação escolar indígena e reprodução ampliada do capital à luz de Rosa Luxemburgo
Gilberto César Lopes Rodrigues
e022034
PDF
A formação de professores nas licenciaturas interdisciplinares da UFMA
visão dos egressos
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
e022035
PDF
Plataformas digitais proprietárias na educação pública
o barato que pode sair caro
Débora Furtado Barrera, Raquel de Almeida Moraes
e022036
PDF
Professora Maria Gil e as pedras do caminho
memória dos primórdios da cultura escolar em Cônego Marinho, MG
Ramiro Esdras Carneiro Batista, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
e022037
PDF
O município e a organização da instrução pública em Minas Gerais
os relatórios de inspeção do ensino (1895-1917)
Bruno Bernardes Carvalho, Carlos Henrique de Carvalho, Rogéria Moreira Rezende Isobe
e022038
PDF
Políticas de educação profissional no Brasil contemporâneo
novo reforço da subjugação do trabalhador ao capital
Volmar Meia Casa, Silvio Cesar Nunes Militão
e022039
PDF
Ensino remoto e trabalho docente no ensino superior
um estudo sobre ideias de sedução que permeiam as concepções de professores de Ciências Naturais
Daiany Pressato, Guilherme Augusto Fernandes, Thalita Quatrocchio Liporini, Luciana Maria Lunardi Campos
e022040
PDF
A implantação da Lei n. 5.692/71 em Minas Gerais
as ações iniciais da Secretaria de Estado de Educação (1971-1972)
Juliana Silva Vieira, Juliana Miranda Filgueiras
e022041
PDF
“Porque nenhum deus têm certo”
manifestações religiosas ameríndias e memória coletiva na américa portuguesa (século XVI)
Camila Nunes Duarte Silveira, Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
e022042
PDF
Uso da pesquisa em sala de aula como uma estratégia docente na educação básica
Fabiana Pauletti, Luciana Richter
e022043
PDF
A práxis pedagógica em Makarenko e a construção de uma humanidade nova
Iziane Silvestre Nobre, Justino Sousa Junior
e022044
PDF
Fragmentos históricos do percurso do sindicato dos profissionais do magistério do Ensino Público de São Luís (SINDEDUCAÇÃO) [2002-2020]
Vanessa Pereira Amorim de Sousa, Carlos Bauer
e022045
PDF
A financeirização da educação
os fundos de investimentos nos “grupos educacionais”
Leandro Turmena, Sidemar Presotto Nunes
e022046
PDF
Memórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974)
Laryssa Mota Guimarães Rocha, Tayanne da Costa Freitas, Ingrid Dittrich Wiggers
e022049
PDF
Salário-educação
mo(vi)mentos a partir da Constituição Federal de 1988
Janaína Specht da Silva Menezes, Carlos Antônio Diniz Júnior, Fábio Araújo de Souza, Alessandra Fontes Iglesias
e022050
PDF
Consciência e luta de classes
a tecnologia na mediação do trabalho docente
Daniela Rodrigues de Sousa, Joana Peixoto
e022051
PDF
História e educação tecnológica no IF Sudeste MG – campus Muriaé
reflexões sobre uma experiência
Julio Cesar Pereira Monerat
e022052
PDF
Homeschooling
muro de linguagem (in)formal que se opõe à escola
Sandro Conceição de Matos
e022053
PDF
Periódicos especializados como fonte de pesquisa para a historiografia da educação
a Revista Brasileira de História da Educação (2016-2019)
Monalisa Lopes dos Santos Coelho, Andrea Carla Agnes e Silva Pinto, Durval Saturnino Cardoso de Paula, Sauloéber Tarsio de Souza, Éfer Aires da Silva
e022054
PDF
Banco Mundial
pandemia de Covid-19 e educação no Brasil
Mayara Haruka Watanabe Iijima, Amanda Melchiotti Gonçalves, Dhyovana Guerra, Isaura Monica Souza Zanardini
e022055
PDF
Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930)
Ariadne Lopes Ecar, Fernanda Franchini, Rafaela Silva Rabelo
e022056
PDF
Paulo Freire na educação hoje, fascismo ou paternalismo hipócrita; as vozes da Venezuela e do Brasil falam
Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato
e022057
PDF (Español (España))
Transições juvenis na Argentina e no Brasil
trabalho, educação e família
Maria Carla Corrochano, Milena Arancibia, Ana Miranda
e022058
PDF
Diversidade sexual, educação e luta contra as opressões
a organização do movimento LGBT em Vitória da Conquista
Luciana Xavier Lacerda Bastos, Cláudio Eduardo Félix dos Santos
e022059
PDF
Resenha
Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução
100 anos da Revolução Russa
Rafaella Barbosa Alparone
e022011
PDF
O hino, o sermão e a ordem do dia
regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945)
Fernanda Bahia
e022019
PDF
As narrativas sobre as mudanças no mundo do trabalho
quais “novidades” na dinâmica do capital?
Gislei José Scapin, Liliana Soares Ferreira
e022047
PDF
Gamificação e aprendizagem
repensando o ensino de história por meio de jogos
Matheus Luiz de Souza Céfalo
e022048
PDF
Ver Todas as Edições
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
10855
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5091
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2488
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2244
Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil
2015
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários