Banner Portal

Revista HISTEDBR On-line

Edição Atual

v. 24 (2024)
Publicado em abril 9, 2024

Escopo: Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
Qualis:  A3
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 2000
ISSN: 1676-2584
Título abreviado: Rev. HISTEDBR On-line
E-mail: histedbr@unicamp.br
UnidadeFE
Editor: José Claudinei Lombardi
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Artigos

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Ana Paula Aires Rodrigues, Crislaine Aparecida Pita, Suzane Meneses Caetano
e024003
Programa Future-se: ou como fazer a educação superior pública andar para trás
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8661345
Talita Bordignon, José Claudinei Lombardi
e024004
O ensino da história das ideias pedagógicas no Brasil na disciplina História da Educação: a importância da pedagogia histórico-crítica na formação de professores
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674132
Antônio Carlos Maciel, Mara Regina Martins Jacomeli, Cintia Adélia da Silva
e024005
Educação integral: ruídos analógicos em tempos digitais
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674199
Gabriel José Inácio Khalil, Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Elizandra Garcia da Silva, Marcelo Paula de Melo
e024006
“Educação Física cuida do corpo e ‘mente’” de João Paulo Subirá Medina no movimento renovador e a difícil tarefa de semear no deserto
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664467
José Bittencourt da Silva, Michelle Costa Tapajós, Karen Tavares Clarindo
e024007
O subsistema de educação para o desenvolvimento sustentável em Belém do Pará: processos e aspectos conjunturais (1993-1996)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670111
Vladmir Luis da Silva
e024008
Breves notas sobre uma pedagogia marxista
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663984
Júlio César Apolinário Maia
e024009
Fundamentos da educação em debate: o problema da relação entre “discurso pós-moderno” e neoliberalismo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674263
Rosiene Silva de Araújo, Nelson Vieira da Silva Meirelles
e024010
Ensino médio integrado e gestão democrática: o conselho escolar como laboratório de cidadania
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666651
Mônica de Almeida Duarte
e024011
Uma vida por trás da teoria Histórico-Cultural: Lev Semionovitch Vigotski
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673785
Vanderlei Amboni
e024012
Concepção de homem, trabalho, cultura e educação em Álvaro Vieira Pinto
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674005
Pedro Henrique Prado da Silva, Nádia Bueno Rezende
e024013
História da educação de Minas Gerais: os estudos sobre a escolarização no sertão mineiro nas revistas especializadas (1880-1945)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673753
Felismina João Baptista Vantitia, Isabel Castilho Palhano, Hemili Taynara Maruim, Rosiane Machado da Silva, Regiane Hartmann Garcia
e024014
Convergências da mulher brasileira e da moçambicana no trabalho (1990- 1999)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673557
Rubens de Sousa Bravalheri, Marynelma Camargo Garanhani
e024015
Influências de estudos da Itália na criação dos campos de experiência(s) da educação infantil no Brasil: uma análise conceitual
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674271
Damaris da Costa Alcídia Melgaço, Luis Ronaldo dos Santos, Dimitri Augusto da Cunha Toledo
e024016
Trabalho & cinema: correlações culturais na análise fílmica de “7 prisioneiros”
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674334
Géssica Priscila Ramos
e024017
A criação dos grupos escolares no contexto da República: uma análise a partir do Estado de São Paulo (1893-1920)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674315
Mauricéia Ananias, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Itacyara Viana Miranda
e024018
Histórias das/os trabalhadoras/es da instrução pública primária: os/as professoras/es de primeiras letras na Província da Parahyba do Norte/Brasil (1858-1864)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674125
Fernando Porfirio
e024019
Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de história das artes africanas no contexto brasileiro
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673979
Julia Eduarda Schmidt, Eliane Brunetto Pertile
e024020
Estudantes com transtorno do espectro autista: contribuições da teoria histórico-cultural para o trabalho educativo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674180
Lucia Terezinha Zanato Tureck, Luzia Alves da Silva
e024021
Apontamentos sobre a relação da educação com a concepção biopsicossocial da deficiência
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674192
Eliane Mimesse Prado
e024022
A nacionalização da infância na cidade de São Paulo (1889-1909)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664448
Fernando Bonadia de Oliveira
e024023
As duas fundações da noção de competência: economicismo e educação no Brasil
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663972
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Anita Helena Schleseneer, Izaias Costa Filho
e024024
Formação docente em contexto neoliberal: notas para os necessários enfrentamentos políticos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673873
Leandro Silva de Paula
e024025
As contribuições dos alunos farmacêuticos de Ouro Preto ao Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia em Goiás de 1980
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670260
Solange Regina Leoni, Carlos Bauer
e024026
O SINTEP/MT nas páginas da história da educação brasileira
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673848
Germán Hours, Eliana Lescano
e024027
O discurso pedagógico e a democratização da educação: um olhar na perspectiva de Pierre Bourdieu
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8676027
Mercedes Blanchard Giménez, Dolores Muzás Rubio
e024028
Desafios na formação de professores universitários
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674718
Saraa César Mól, Karen de Lima Lino, Jéssica de Moura Vasconcelos, Milena Pereira dos Santos Lima
e024029
O brincar no ensino fundamental: para além do (neo)produtivismo e do salvacionismo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668015
Flávio Massami Martins Ruckstadter, Liliane Milanezi, Antonio Carlos de Souza
e024031
A contradição entre ensino padronizado e a proposta de educação integral em uma escola pública de educação básica da rede municipal de Jacarezinho/PR
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673550
Juliana Cristine Brandão da Silva, Adriana Cristina Omena dos Santos, Carlos Alberto Lucena, Robson Luiz de França, Mario Borges Neto
e024032
Trabalho e capitalismo: a dualidade da ontologia do ser social
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673843
Raquel Barreto Querino da Silva, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
e024033
A educação para as mulheres a partir das Constituições Brasileiras (1824–1988)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675593
Nathália Carolina da Silva, Melina Silva Alves, Cláudio de Lira Santos Júnior
e024034
Ensino remoto como esvaziamento do trato com o conhecimento da cultura corporal
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675693
Jorge Luis D'Avila
e024035
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) : análise sobre as intervenções nas universidades realizada no período do governo Bolsonaro - 2019 a 2022
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675860
Raquel Freire Bonfim, Cintia Borges de Almeida
e026036
A liga de educação cívica da Bahia: discursos patrióticos para a educação baiana (1903-1915)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674499
Lorita Aparecida Veloso Galle, Valderez Marina do Rosário Lima
e024037
Como aprender perguntando a partir de uma unidade de aprendizagem
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674424
Mateus Freire de Santana, Aaron Sena Cerqueira Reis
e024038
O pensamento histórico de estudantes do ensino médio a partir da interpretação de fontes
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674926
Elisa Gouvêa, Edilaine de Jesus da Silva
e024039
Escola e prevenção de suicídio de adolescentes: uma experiência possível à luz da psicologia histórico-cultural
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8667913
Vivian dos Santos Alves Matosinho; Carolina Zuppo Abed
e024040
Somos feitos de histórias: as narrativas orais infantis como aliadas da aprendizagem
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8667460
Caio Augusto Toledo Padilha
e024041
O ensino primário no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673537
Pablo Menezes e Oliveira, Gilzilene de Jesus Caetano
e024042
A criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: possibilidades de pesquisa no campo da história da educação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670665
Lyra Andrade Barros, Fábio Mansano de Mello
e024043
Transformações e complexidades no trabalho docente: uma análise das memórias dos professores da UESB
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8676505
Rosane Toebe Zen
e024044
A institucionalização do currículo municipal de Cascavel – PR: uma análise sob a perspectiva dos educadores
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675705
Marcos Ayres Barboza, Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Marli Delmonico de Araujo Futata
e024045
A filosofia educacional do padre Manuel da nóbrega (1517-1570) na obra “diálogo sobre a conversão do gentio” (1556)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673429
Ícaro Belém Horta, Josiane Pereira Torres
e024046
Apoios e interesses nos discursos proferidos durante a audiência pública da ação direta de inconstitucionalidade do decreto N.º 10.502/2020
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673688
Douglas Gonsalves Fávero, Sérgio Paulo Morais
e024047
Da escola estatal para a escola pública: a dimensão prefigurativa do movimento de ocupações de escolas em Uberlândia - MG em 2016
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675863
Marilsa Miranda de Souza
e024048
A construção do projeto político-pedagógico das escolas do povo indígena Wari e sua resistência ao estado e à missão religiosa novas tribos do Brasil – MNTB
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674254
Henrique Martins da Silva, Fernanda Barros
e024049
O contexto da instrução primária na província de Goyaz entre os anos de 1835 a 1888
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666280
Marcus Quintanilha da Silva
e024050
A ciência como produto da história: uma análise da pesquisa em financiamento da educação (2012 – 2022)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674621
Bruna Carolina Kowalski de Castro, Wilson Lemos Junior
e024051
A contribuição do maestro e professor Ludwig Seyer para a educação musical na cidade de Curitiba
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8676243
Janedalva Pontes Gondim
e024052
Pedagogia histórico-crítica e o ensino de artes visuais: apontamentos para pensar o “conteúdo clássico” no currículo escolar
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675649
Balduíno Milton Mastade Aleixo, Belito Bento Manuel, Abú Juma Muinde, Cláudio Pinto Nunes
e024053
Análise da frequência da utilização de recursos didácticos no ensino de biologia nas escolas secundárias gerais de lichinga e de amizade – Moçambique
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8677321
Harold García-Pacanchique
e024054
Simón Rodríguez e o professor como sujeito da educação popular
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8678320
Alessandra Soares Santos, Araci Rodrigues Coelho
e024055
Ser professor/a de história: identidades docentes em (re)construção nas memórias dos professores do ensino primário
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675829
Jessica Mesquita Vasconcelos, Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno
e024056
Instrução pública e materialidade: um estudo sobre cultura material escolar em instituições educacionais paraenses no início do século XX
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675293
Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande, Mateus Camargo Pereira
e024057
Pedagogia histórico-crítica em contexto de reformas educativas neoliberais no ensino médio: possibilidade didática em aulas de educação física
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8676285

Resenha

João Paulo dos Passos-Santos, Carlos Herold Júnior
e024001
História do autismo na Viena Nazista de Hans Asperger: da educação curativa à eutanásia infantil
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668131
Eliane da Silva Lima, Jôsy de Souza Paixão Oliveira
e024002
Herbart: instrução educativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666936
Fabricia de Cassia Grou de Paula, Mônica Vasconcelo
e024030
Debate sobre o ensino religioso: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664044
Ver Todas as Edições