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Memória discursiva em manuais de leitura de meados do século XX
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Palavras-chave

História da educação
Letramento
Discurso
Leitura.

Como Citar

PEREIRA, Anderson de Carvalho. Memória discursiva em manuais de leitura de meados do século XX: utilitarismo e individualismo na arte de ler . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019046, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8652665. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652665. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo mostra a partir da análise de manuais de leitura da primeira metade do século XX e de livros didáticos utilizados no século XXI, o modo pelo qual se construiu uma rede de sentidos sobre leitura. O corpus foi organizado a partir de material coletado no museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e analisado a partir das noções de discurso, sentido e memória discursiva da Análise de Discurso francesa. Mostramos um efeito de retorno do sentido individualista e utilitário de leitura que contraria o sentido polissêmico de uma “arte da leitura”. Percebemos, portanto, a consolidação deste lugar dominante nesta rede de memória discursiva.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652665
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